O Homem Baile

Brilho em três frentes

Indie rock, música instrumental e formações geográficas marcam a noite de abertura do Festival Dosol. Fotos: Rafael Passos/Divulgação Dosol.

The Cigarettes: Marcelo Colares lidera nova formação na primeira vez do grupo no Festival Dosol

The Cigarettes: Marcelo Colares lidera nova formação na primeira vez do grupo no Festival Dosol

Escondido sabe-se lá onde nos subterrâneos do Rio de Janeiro, o indie rock carioca foi brilhar – quem diria – no Festival Dosol, em Natal, no Rio Grande do Norte. Primeiro, com o renascido e modificado The Cigarettes, e, depois, com a banda do guitarrista – e cada vez mais guitarrista, reforça-se – Lê Almeida. É a noite de abertura da 12ª edição do Festival, que acontece na Rua Chile, no bairro da Ribeira, região central da Cidade. Na mesma noite tocaram também, no Centro Cultural Dosol, o Aeromoças e Tenistas Russas e o Ruído de Máquina, ambas totalmente instrumentais, o The Sinks, com peculiar formação, e o Fukai, sensação da cidade no momento. Só um aperitivo para os cinco palcos que vão receber mais de 50 bandas por dia nesse final de semana.

Encarando uma turnê de carro pelo Nordeste sem day off, o Cigarettes está lançando o novo álbum, “The Waste Land”, com o boss Marcelo Colares mostrando uma formação extramuros que inclui o baixista Mancha (aquele da casa de shows de São Paulo) e o afamado diretor de videoclipes Ricardo Spencer, em um inesperado teclado. Do disco novo são três apresentadas, sendo “Plus Belle” a melhor delas, numa versão inclusive mais encorpada pela nova formação e com o guitarrista Gordinho (Pelvs) bem mais solto. O que encaminha para um final dos mais interessantes, muito embora a empolgação dos músicos, sobretudo o introspectivo Colares, não é digna de nota. Outra das novas é “Mantra da Espera”, da cantora paulistana Laura Wrona, mas soa estranho o grupo cantando em português.

Bigu empunha o baixo junto com Lê Almeida: psicodelia, viagens instrumentais e músicas nova

Bigu empunha o baixo junto com Lê Almeida: psicodelia, viagens instrumentais e músicas nova

Como a espera é longa – é a primeira dez do Cigarettes, com mais de 20 anos de história no Dosol e em Natal -, o negócio é tocar músicas e outras épocas também. Ainda mais que o festival tem um elenco lotado de bandas, mas o tempo para cada uma tocar não é tão grande. E aí entram a cascuda “Beauty Of The Day”, desencravada do disco de estreia, de 1996, uma das poucas em que o teclado de Spencer faz sentido; “Junk”, barulhenta de berço, uma das melhores da noite; e “You Gonna Make a Movie”, cujo desfecho resulta em grandes evoluções instrumentais de parte a parte, uma máxima do indie rock, que termina um show, se morno, do ponto de vista da reação do público, com honesta empolgação – aí, sim - em cima do palco.

Lê Almeida, de seu lado, não estava para brincadeira. Como tem acontecido nos shows mais recentes, a banda dele já inicia com uma música de longa duração quase toda instrumental, com um festival de guitarras distorcidas de amaciar os ouvidos dos incautos. Não que Lê, escolado, não produza lá esse momentos típicos das guitar bands noventistas, mas por hora ele parece optar por em um passo em falso, esteticamente falando. Tanto que anuncia uma música nova como “um pouco diferente, mas logo vocês se acostumam”. E dá-lhe pauleira e psicodelia em mais viagens instrumentais de longa duração. Diferentemente do Cigarettes, Lê tem público cativo em Natal, o que resulta em belos momentos de interação entre plateia e banda.

The Sinks e os bons riffs: o guitarrista João Lemos e o baixista Anderson Foca e o baterista Edimar Filho

The Sinks e os bons riffs: o guitarrista João Lemos e o baixista Anderson Foca e o baterista Edimar Filho

A primeira banda de Natal a dar as caras é The Sinks. O trio, assim como o Cigarettes, tem formação do tipo “desafio geográfico”, com o local Anderson Foca (Camarones Orquestra Guitarrística), no baixo, o molho-negrista João Lemos, de Belém, na guitarra e vocal, e o goiano Edimar Filho (guitarrista do Black Drawing Chalks), sentando o braço nas baquetas. O rock com poderosa pegada de trio do grupo cresce por conta de boas músicas que seduzem o público na maior parte do tempo. As canções são curtas, quase todas calcadas em bons riffs que muitas vezes levam a plateia até para dançar, muito embora poucos tenham se aventurado cedo no Centro Cultura Dosol. Para projeto paralelo, que é o que parece ser, tá bom. Mas se eles quiserem, dá pra colher muitos frutos desse enxerto de três espécies.

No encerramento da noite, o Fukai, sensação do momento em Natal, fez um show certeiro, com o público na mão. O grupo - percebe-se - é formado por integrantes cascudos, provavelmente rodados em outras bandas. Os guitarristas Rodolfo Almeida e Vinícius Menna dominam muito bem seus instrumentos, e a vibe praiana com a mistura de classic rock das antigas com reggae, surf music, latinidad e vizinhanças agrada geral. Conceitualmente parece pouco – e é -, mas o som grupo, que ainda por cima canta letras positivistas, e em português, está redondinho e formatadinho para tocar em sua FM de verão preferida.

Ruído de Máquina: o guitarrista virtuose Russel William (D) é quem regula o bom potencial do quarteto

Ruído de Máquina: o guitarrista virtuose Russel William (D) é quem regula o bom potencial do quarteto

As bandas instrumentais da noite são separadas por dois extremos. De um lado, o Aeromoças e Tenistas Russas, que ao que parece passou do ponto há algum tempo e hoje toca com pouco vigor. É como se o som fosse uma eterna trilha sonora de fundo de alguma coisa, com poucos destaques de cada instrumento, música após música. Mesmo assim, o público, cheio de fãs, se diverte, até com os ataques retrôs ao bom gosto. No outro extremo, o local Ruído de Máquina tem um vasto potencial sonoro, mas ainda mal canalizado, que precisa se encontrar. O grupo gira em torno do guitarrista Russel William, com todos os demais preparando tudo para ele brilhar. Virtuose e identificado com o hard rock/heavy metal, Russel, contudo, precisa acertar a mão, de preferência junto com os demais, para a coisa fluir melhor. Cedo ou tarde, é o que vai acontecer.

Set list completo The Cigarettes:

1- Lips 2
2- Mandy
3- Plus Belle
4- The Beauty Of The Day
5- Addictions
6- Mantra da Espera
7- Junk
8- Love Sucks
9- You Gonna Make a Movie

O festival Dosol continua neste sábado e no domingo. Clique aqui para ver a programação completa.

Marcos Bragatto viajou á Natal à convite da produção do festival.

Coqueluche em Natal, o Fukai tem tudo para levar o som praiano às rádios de verão mais próximas

Coqueluche em Natal, o Fukai tem tudo para levar o som praiano às rádios de verão mais próximas

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado