Últimas Notícias

Rock In Rio: biografia do patriarca da família Medina é lançada

Abraham Medina patrocinou programas musicais na década de 1950

bioabrahammedinaQuem pensa que Roberto Medina, o idealizador do Rock In Rio, foi o primeiro de sua família a se interessar pelo mercado de espetáculos no Brasil está enganado. Mas dá tempo de corrigir o equívoco com o lançamento da biografia de Abraham Medina, o patriarca da família. O livro é assinado pelo historiador João Estrella Bettencourt e mostra a trajetória do homem que veio do Norte do País para interferir na cultura e no mercado do entretenimento.

Inicialmente comerciante das lojas “Rei da Voz”, tida como a maior cadeia de eletrodomésticos da América Latina na época, Abraham ficou famoso, nos anos 1950, por patrocinar programas como o da Rádio Nacional, do cantor Francisco Alves, no qual passaram nomes como Orlando Silva e Sílvio Caldas, entre outros.

As lojas de Abraham Medina tinham o nome de Rei da Voz por conta da relação com Francisco Alves, detentor da alcunha popular de “O Rei da Voz”, usada em um insipiente marketing na ocasião.

Com o título “Quando as Noites Eram de Gala”, referência ao programa “Noite de Gala”, que era exibido na extinta TV Rio, idealizado por Abraham Medina, a biografia foi lançada na última quinta, dia 8, em um shopping na zona oeste do Rio.

Entre os eventos criados pelo Medina antes dos Medina estava o Festival do Rio, com diversos acontecimentos durante todo o ano, incluindo o festival da canção, apresentações de balé, encontros de folclore, festivais de culinária e shows de bandas brasileiras e internacionais.

A apresentação da biografia é - e tinha que ser assim - dos filhos Rubem (que foi deputado federal em outros tempos), Roberto e Rui. “Um homem que fazia da nossa casa um estúdio, com espetáculos teatrais, ensaios de orquestras, atores, cantores e - por que não? - presidentes da República”, diz um trecho do texto. “Esses sonhos construíram a época de maior efervescência da Cidade Maravilhosa e representam um dos capítulos mais importantes da história do país”.

Abraham Medina morreu em agosto de 1995. Em 1999, foi tema do samba-enredo da escola Acadêmicos de Santa Cruz, que desfilou pelo Grupo A. Um busto em sua homenagem foi inaugurado no Posto 6, na Praia de Copacabana, na altura da Rua Rainha Elizabeth.

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado