O Homem Baile

Circo montado

Noturnall entra no clima marqueteiro do Rock In Rio, coloca a música em segundo plano e vê Michael Kiske brilhar na parte final. Fotos: Daniel Croce (1) e Alex Marcos/Divulgação Rock In Rio/Estácio (2 e 3).

O gogó da era de ouro do Helloween, Michael Kiske, e o vocalista do Noturnall, Thiago Bianchi

O gogó da era de ouro do Helloween, Michael Kiske, e o vocalista do Noturnall, Thiago Bianchi

Se o Rock In Rio se transformou em um parque de diversões movido pelo marketing pesado do clã dos Medina, o Noturnall resolveu participar pra valer. No show de abertura do Palco Sunset, no último sábado (19/9), o grupo deixou em segundo plano a música e o repertório próprio para participar de um espetáculo quase circense, com direito a invasão de mulheres zumbis, o lançamento de uma bola gigante com a logo da banda, daquelas que quicam sobre o público, jatos de fumaça, um tecladista decorativo que “toca” iPad, a participação de mascote sobre pernas de pau, espécie de Eddie do terceiro mundo e por aí vai. O tal mascote tem nome: Jurará, segundo eles “a única deusa da mitologia Tupi Guarani”. Tá bom pra você?

Só metade do set é usada para mostrar o trabalho do grupo, que deveria ser a prioridade, mas não se pode negar que a coisa toda é muito divertida. E, também, há a obrigatória participação de convidados, de acordo com a cartilha do Palco Sunset. Mas se os caras subtraíssem, no mínimo, “Cowboys From Hell”, do Pantera, teria tempo para mostrar mais uma, muito embora o público tenha adorado, com rodas e mais rodas de dança. O Noturnall faz um metal melódico, só que mais pesado do que acontece na maioria dos casos. Bom exemplo é a música “Fight The System”, porrada das boas. As imagens exibidas no telão são didáticas: exibem clipes, as letras pra cantar junto e os nomes dos integrantes do grupo.

O baixista do Noturnall, Fernando Quesada, é atacado pelo mascote gigante Jurará (?!)

O baixista do Noturnall, Fernando Quesada, é atacado pelo mascote gigante Jurará (?!)

No meio do show, o vocalista Thiago Bianchi comete o deslize de apresentar a cantora Maria Odete, que brilhou na era dos festivais, como “minha mãe Maria Odete”. Juntos, eles cantam uma versão nada pesada para “Woman In Chains”, do Tears For Fears, com clipe estrelado pela dupla passando nos telões. Afora o momento piegas e as devidas homenagens que possam se justificar de parte a parte, ninguém vai a um show de uma banda de metal para ouvir uma música do Tear For Fears sem peso, certo? Mas, também, ninguém vai ao Rock In Rio para ver um show do Noturnall, então está tudo certo. O que todo mundo quer saber é do convidado, o Rei da Voz do metal melódico Michael Kiske.

E o vocalista da era de ouro do Helloween vem acompanhado do guitarrista Mike Orlando, do Adrenaline Mob, que excursionou com o Noturnall esse ano (veja como foi no Rio). Como não é bobo, Kiske manda primeiro “Exceptional”, single do Unisonic, sua nova banda com outro ex-Helloween, Kai Hansen. O grupo tocou no Monsters Of Rock desse ano (veja como foi). Ainda rola outra do Noturnall, “Sugar Pill”, com Kiske e Orlando meio sem jeito e o guitarrista Léo Mancini trilhando um belo solo. Em meio a gritos de “I Wanna Out” Michael Kiske reassume o protagonismo para cantar o clássico do Helloween. Com o gogó em dia, o agora carequinha manda muito bem, enquanto o telão mostra imagens dele 30 anos mais jovem, editadas de clipes do Helloween. Mais um momento para anotar no caderninho.

O veterano Michael Kiske mostra boa forma, física e vocal, num dos grandes momentos do Rock In Rio

O veterano Michael Kiske mostra boa forma, física e vocal, num dos grandes momentos do Rock In Rio

Set list completo:

1- Fake Healers
2- Zombies
3- Fight The System
4- No Turn At All
5- Woman in Chains
6- Cowboys From Hell
7- Nocturnal Human Side
8- Exceptional
9- Sugar Pill
Bis
10- I Want Out

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado