Últimas Notícias

Sonic Youth: biografia de Kim Gordon sai no Brasil

Baixista conta detalhes do fim da banda e de sua separação do guitarrista Thurston Moore

kimgordoagarotaA autobiografia da ex-baixista do Sonic Youth, Kim Gordon, está sendo lançada no Brasil. “A Garota da Banda” (do original “Girl in a Band - A Memoir”) trata das aventuras de uma mulher em uma banda de rock, um meio ainda predominantemente masculino, e começa justamente pelo fim do Sonic Youth e do relacionamento com o guitarrista Thurston Moore, com o qual Kim foi casada até outro dia. Duas histórias que terminam juntas e de modo inesperado.

Grande ícone do que se convencionou chamar de rock alternativo, o Sonic Youth nasceu em Nova York para atuar na proa desse segmento durante mais de três décadas, como pioneiro para as guitar bandas de todo o mundo. Como foi para um tal Kurt Cobain, na hora de montar o Nirvana. Por isso o fim do grupo e do do casal rock’n'roll foi - diz o release - “um baque”.

De modo que a bio foi um amaneira de a baixista contar tudo o que aconteceu, a despeito das fofocas que circulam sobre o tem. Há detalhes sobre o desgaste do relacionamento, mas também sobre os bastidores da banda e da formação da autora como artista. A narrativa tem início em 2011, durante o último show do Sonic Youth, no festival SWU, em Paulínea, interior de São Paulo (veja como foi).

Diz o release: “Os pais distantes, o irmão esquizofrênico, a paixão pelas artes visuais, os livros, o feminismo, a mudança para a Costa Leste, a música, o casamento, a maternidade, EVOL, Daydream nation, Goo, Neil Young, Kurt Cobain: nomes e eventos vêm e vão de maneira episódica, não linear, subjetiva e sempre fascinante”.

A tradução é de Alexandre Matias e Mariana Moreira Matias. Clique aqui para ler o primeiro capítulo, disponibilizado pela Editora Rocco, que lança livro.

Tags desse texto: , ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado