Passo a mais
Em show de lançamento de DVD, Titãs volta a inserir sucessos de gosto questionável no repertório de 31 músicas no Circo Voador. Fotos: Felipe Diniz.
Em tese porque, na prática, o repertório apresentado, além de superar em quantidade o que vem no DVD, já mostra que o grupo mutante está dando um passo a mais, ao reinserir no set grandes sucessos de gosto questionável e farto apoio popular. E, também, das 12 faixas de “Nheengatu” - o disco – que eram tocadas nos shows de lançamento (veja como foi), só metade permanece. As máscaras criadas para o clipe de “Fardado”, que aparecem ligeiramente modificadas, saem de cena mais cedo, em um outro prenúncio de que o grupo, reconvertido em banda de rock, no mínimo reconsidera a possibilidade de se tornar um greatest hits ambulante outra vez. Exagero? Só o tempo irá dizer, mas seguramente o lançamento de um novo álbum de inéditas logo em seguida seria uma medida acertada.
O que não quer dizer que o show em si não seja dos melhores e com um excepcional apoio do público que, mais uma vez, lota o Circo Voador. Curiosamente, é só em “Aluga-se”, aquela mesmo do Raul Seixas, que o público começa a agitar pra valer, mesmo sendo tocada depois de “Lugar Nenhum”. Talvez um sinal - outro - de que o público não está nem aí para ao trabalho mais recente mesmo. “Diversão”, recebida com um cantarolar do tipo “ôôô”, e não só na hora em que é tocada, é outra das mais queridas. Mas as rodas de dança só engrenam pra valer em “Bichos Escrotos”, “Homem Primata” e “Polícia”, que, além de terminar com citação à “Selvagem”, do Paralamas do Sucesso, valoriza o grupo por pertencer ao repertório de uma banda de metal extremo como o Sepultura.Embora muitos fãs tenham a expectativa de que músicas de álbuns dos anos 1990, como “Tudo ao Mesmo Tempo Agora” e “Titanomaquia”, entrem no show, o grupo segue ignorando solenemente essa fase, quem sabe pensando em um novo revival para o futuro (olha uma ideia aí!), lembrando que “Nheengatu” é filho temporão do “Cabeça Dinossauro”, clássico dos anos 1980. As novidades de destaque da vez são, entre outras, a ótima “Pulso” e “Desordem”, que já vinha sendo tocada, mas ganha relevância porque, segundo consta, causou protestos antidemocráticos em um show do grupo no interior do País nos últimos dias, culminando com a reação por parte de Paulo Miklos. A música, anunciada com o clichê “de letra que permanece atual” por Sergio Brito, não causa tanto furor. Ademais, o Brasil não é mais tão pobre e miserável assim, e por força do voto obrigatório, todo mundo é consultado. E não, nem tudo em todas as letras de protesto dos Titãs seguem atuais. É só prestar atenção.

Nos braços do povo: Branco Mello, Paulo Miklos, Sergio Britto e Tony Bellotto; ao fundo, Mario Fabre
Set list completo:
1- Fardado
2- Cadáver Sobre Cadáver
3- Chegada Ao Brasil (Terra À Vista)
4- Massacre
5- Lugar Nenhum
6- Aluga-se
7- AA UU
8- Diversão
9- Pela Paz
10- A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana
11- O Pulso
12- República dos Bananas
13- Sonífera Ilha
14- Comida
15- Mensageiro da Desgraça
16- Fala, Renata
17- Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas
18- Cabeça Dinossauro
19- Go Back
20- Marvin
21- Televisão
22- Homem Primata
23- Policia
24- Bichos Escrotos
Bis
25- Desordem
26- Vossa Excelência
27- Flores
Bis
28- Epitáfio
29- Pra Dizer Adeus
30- Igreja
31- Família
Tags desse texto: Titãs