O Homem Baile

De arrepiar

Facção ativa do Entombed toca clássicos do death metal sueco para público vibrante no Rio. Fotos: Daniel Croce.

O vocalista do Entombed A.D., Lars-Göran Petrov interage e vibra muito com o público carioca

O vocalista do Entombed A.D., Lars-Göran Petrov interage e vibra muito com o público carioca

A sensação que se tem dentro do Teatro Odisséia na noite desta quinta (13/3) é a de um encontro de velhos amigos. Primeiro porque a interação do vocalista do Entombed A.D., Lars-Göran Petrov, é imediata e duradoura. Depois, que o fraco comparecimento do público e o fato de os suecos nunca terem vindo ao Rio só poderiam transformar o encontro em algo quase íntimo. Por isso Petrov, que bebe e fuma com ajuda da turma do gargarejo enquanto vomita caco de tijolo, se sente em casa e volta e meia mostra o antebraço arrepiado por causa da cantoria da plateia, que compensa o tamanho reduzido com uma animação daquelas. Azar de quem não deu as caras.

Registre-se que o A.D. ali no nome da banda se dá porque o guitarrista Alex Hellid, dono do nome Entombed, encheu o saco e decidiu não fazer mais nada. Daí não restou alternativa aos quatro integrantes que estavam na formação até 2013 senão seguir com um novo nome: Entombed A.D.. No ano passado, eles lançaram o álbum “Back to the Front”, que cede ao show duas músicas. “Pandemic Age” é a que abre a noite com o som em um volume – thank God – abissal. A música é uma das mais porradas da noite e agita o público mesmo sem ser tão conhecida assim. A outra é “Second to None”, mais cadenciada e com riffs colocados à prova na roda de pogo que se instala no centro do salão.

Em fase 'classic rock', o guitarrista Nico Elgstrand sofre com o som, mas mostra serviço no 'novo' Entombed

Em fase 'classic rock', o guitarrista Nico Elgstrand sofre com o som, mas mostra serviço no 'novo' Entombed

Mesmo com só um guitarrista, a banda não perde em termos de peso e agressividade. Nico Elgstrand, que sofre com os ajustes no som do Odisséia, parece viver uma fase mais “classic rock”, impingido solos com uma sonoridade diferente da comumente encontrada no death metal, ou mesmo no som do Entombed das antigas. É o que acontece na bela evolução instrumental no arremate de “Left Hand Path”, quando posa de virtouse, ou em “Damn Deal Done”, já no bis, que reaparece com um sotaque stoner de cidadania sueca. A música é encorpada pelo baixista Victor Brandt, que ergue o baixo o tempo todo na beirada do palco, e tenta descolar bases cheias de groove em meio ao esporro. Detalhes sutis que podem marcar a facção “A.D.” do Entombed.

Mas a roda de pogo pegou fogo mesmo com clássicos como “Livind Dead”, que proporcionou o primeiro mosh da noite; em “Wolverine Blues”, música que dá título ao disco mais conhecido do Entombed, com direito a grande cantoria por parte da plateia; e “Chaos Breed”, um peça síntese do thrash death metal que resulta em punhos cerrados erguidos, nos trechos mais cadenciados, e num violenta roda nos mais velozes. É um daqueles momentos em que Petrov mostra o tal antebraço arrepiado com a reação de todos, muito embora a simpatia e o carisma do vocalista tenha sido uma constante em todo o show. Pena que, no frigir dos ovos, a trituração sonora tenha durado só uma horinha. Que voltem logo.

Ao centro, o baixista Victor Brandt empunha seu instrumento e insere bons grooves nas músicas antigas

Ao centro, o baixista Victor Brandt empunha seu instrumento e insere bons grooves nas músicas antigas

A noite não foi boa só por causa do show dos suecos. Na abertura, o Krow, grupo mineiro que faz toda a turnê brasileira junto com o Entombed A.D., tratou de despejar um thrash metal ultra pesado. As maratonas de guitarras e a fúria mostradas em músicas estendidas fez lembrar o Sepultura de início de carreira, só que mais pesado ainda. O show foi tão bom que acabou como num sopro. De guitarras, claro. Antes, para um público bem pequeno, o Lastima não arregou. O grupo, agora com dois vocalistas, faz um grindcore from hell do tipo “Satã está presente” - e em todas as músicas - com letras em português. Meia hora foi o bastante para trio que toca distribuir esporro e para a dupla de frente se esgoelar até limite das cordas vocais, num outro bom show da noite.

Set list completo Entombed A.D.:

1- Pandemic Rage
2- I for an Eye
3- Revel in Flesh
4- Second to None
5- Eyemaster
6- Strange Aeons
7- Living Dead
8- Out of Hand
9- Chaos Breed
10- Wolverine Blues
11- Left Hand Path
Bis
12- Chief Rebel Angel
13- Supposed to Rot
14- Damn Deal Done
15- Serpent Speech

Vista geral do público nem tão grande assim com a banda agitando no palco do Teatro Odisséia, no Rio

Vista geral do público nem tão grande assim com a banda agitando no palco do Teatro Odisséia, no Rio

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

trackbacks

There is 1 blog linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Na beirada do palco

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado