Últimas Notícias

Guns N’Roses: show de Fortaleza tem pouco atraso e arremata turnê

Ao todo, cerca de 140 mil pessoas foram às nove apresentações do maior giro que o grupo já fez pelo Brasil; agora, banda volta com o mesmo espetáculo para os Estados Unidos. Foto (show do Rio): Luciano Oliveira.

guns14-1Terminou ontem (17/4), com o show de Fortaleza, a maior turnê já feita pelo Guns N’Roses no Brasil. Cerca de 20 mil pessoas estivaram no Centro de Eventos do Ceará e viram o grupo subir no palco com um atraso de 10 minutos, praticamente um recorde para o vocalista Axl Rose, que transforma sua fama de atrasildo em realidade ao demorar entre uma e duas horas para começar o show a cada noite.

O repertório seguiu a base apresentada em toda a turnê, mas teve ao menos uma novidade, a inclusão de um trecho da música “You Can’t Put Your Arms Around a Memory”, de Johnny Thunders, entre “Attitude”, do Misfits, e “Raw Power”, dos Stooges, todas cantadas pelo baixista Duff McKagan. Músicas inconstantes no repertório da turnê como “Used to Love Her” e “My Michelle” também foram incluídas; veja o set list completo no final do texto

Foi o segundo show do Guns em toda a Região Nordeste, o primeiro foi na terça, no Recife. As duas apresentações tiveram como atração a mais o retorno provisório do baixista da formação original, McKagan, que voltou a tocar com o grupo no show do dia 6, em Buenos Aires. Duff McKagan está substituindo Tommy Stinson, o baixista da formação atual, que por sua vez está com sua banda de origem, o The Replacements, no Coachella Festival, em Indio, na Califórnia.

No Recife, o grupo citou a música “A Praiera” (do verso “Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor”), de Chico Science e Nação Zumbi, numa jam na parte final do show. E o guitarrista Rom “Bumblefoot” Thall incluiu o Hino do Estado de Pernambuco, instrumental, em seu momento solo do show (saiba mais sobre o show do Recife). Bumblefoot, durante a turnê brasileira, já havia tocado, na hora do seu solo, o Hino Nacional Brasileiro e o chamado “Tema da Vitória”, em homenagem ao piloto de corridas Ayrton Senna.

O show de Fortaleza foi o décimo segundo da turnê latino americana e nono do giro pelo Brasil. Ao todo, somados todos o públicos dos shows, desde o o do Rio de Janeiro, no dia 20 de março, onde tudo começou, o Guns atraiu um público estimado em 140 mil pessoas em solo brasileiro. São Paulo foi a cidade que teve maior público, cerca de 25 mil pessoas. Clique aqui para ler uma resenha do show do Rio, e e aqui para ver como foram os shows em cada uma das capitais.

Essa turnê tem o repertório baseado nas músicas que estão no DVD “Appetite For Democracy”, que comemora aniversário de 25 anos do álbum “Appetite For Destruction”, o primeiro do Guns, e o de quatro anos de “Chinese Democracy” (resenha aqui), o mais recente. O vídeo foi gravado em uma temporada de shows em Las Vegas, em 2012. Agora, o Guns N’Roses parte para o trecho americano da turnê, com três shows, nos dias 17 e 23 de abril e 13 de maio. A partir de 21 de maio, volta a fazer residência, dessa vez de nove shows, em um cassino, em Las Vegas.

Da formação original só permanece o vocalista Axl Rose, mas hoje o Gun N’Roses está longe de ser um “cata-cata” de amigos de Axl. O último a entrar foi o guitarrista DJ Ashba, em 2009, sendo que o restante da formação está junta já há oito anos: Richard Fortus e Ron “Bumblefoot” Thal (guitarras), Tommy Stinson (baixo, que temporariamente cede lugar a Duff McKagan), Frank Ferrer (bateria) e Dizzy Reed e Chris Pitman (teclados).

Veja abaixo o repertório do show de ontem, em Fortaleza:

1- Chinese Democracy
2- Welcome To The Jungle
3- It’s So Easy
4- Mr. Brownstone
5- Estranged
6- Rocket Queen
7- Nice Boys
8- Used to Love Her
9- Attitude
10- You Can’t Put Your Arms Around a Memory
11- Raw Power
12- My Michelle
13- Better
14- Solo guitarra Richard Fortus
15- Live and Let Die
16- This I Love
17- Solo teclado Dizzy Reed
18- Catcher in the Rye
19- You Could Be Mine
20- Solo guitarra DJ Ashba
21- Sweet Child O’ Mine
22- November Rain
23- Abnormal (Solo Bumblefoot)
24- Don’t Cry
25- Civil War
26- Knockin’ On Heaven’s Door
27- Nightrain
Bis
28- Patience
29- The Seeker
30- Paradise City

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 3 comentários nesse texto.
  1. Alinny em abril 18, 2014 às 21:21
    #1

    Eu fui e o show foi espetacular, perfeito! Nada de atrasos e nem falhas do som; nem na voz do Axl que criticaram tanto. Com certeza o melhor show que Fortaleza já recebeu.

  2. Tiago viana em abril 18, 2014 às 22:51
    #2

    Otima matéria, parabéns. Estou aqui só para dar mais uma demonstraçao de minha alegria com o evento, pois estava no último show dessa turnê, e posso garantir: foi esplêndido, ainda mais no final, ganhando a palheta do DJ Ashba.

  3. Ricardo Miranda em abril 21, 2014 às 15:11
    #3

    Eu saí de Belém/PA, e foi muito satisfatório…Demais o show! Tudo perfeito, começando pelo grupo, espaço, som, etc… O Guns N’Roses continua excelente com a nova formação, todos mandam muito bem, e com ótima performance! Nota 100. Voltem!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado