Últimas Notícias

Novo livro do biógrafo do Nirvana vê legado de Kurt Cobain

Lançamento acontece às vésperas de a morte do músico completar 20 anos

kurtcobainlivroO novo livro de Charles R. Cross, autor da biografia “Heavier Than Heaven - Mais Pesado Que o Céu”, do Nirvana, está sendo lançado este mês em vários países, quando o mundo está prestes a lembrar de Kurt Cobain, às vésperas do 20º aniversário de sua morte. Trata-se de “Kurt Cobain, A Construção de Um Mito”, que busca a análise do legado do músico visto tanto tempo depois de sua passagem. “Meu objetivo nestas páginas será examinar como, em longo prazo, a obra e a vida de Kurt afetaram a música, a moda, o papel dos gêneros, o modo como lidamos com o suicídio e o vício em drogas, o modo como a sua cidade natal vê a si mesma e o próprio papel de Seattle na cultura”, diz um trecho do livro. “Ele ainda é importante para mim, e, na minha opinião, para toda uma geração”, continua Cross. No Brasil, “Kurt Cobain, A Construção do Mito” é um lançamento da Editora Nova Fronteira, com tradução de Roberto Muggiati.

Antes de ser uma entre tantas biografias, o livro é um relato de quem acompanhou toda a trajetória do Nirvana, e de perto. Charles R. Cross, por exemplo, foi uma das primeiras pessoas da imprensa a ouvir “Nevermind”, o disco definitivo do Nirvana, lançado em 1991, em uma fita cassete pirata, dentro de seu carro. O jornalista também foi uma das primeiras pessoas a saber sobre a morte de Cobain, em 8 de abril de 1994 (ele já estava morto há três dias).

O livro também trata da relação do músico com sua cidade, Aberdeen, em Washington, nos Estados Unidos, e como o local serviu de inspiração para quase 50 das canções de Cobain. “Something in the Way” foi a mais expressiva delas, que, mesmo sem citar textualmente a cidade, foi composta por Kurt quando ele morou na rua, “debaixo da ponte”, como diz a lenda. O relacionamento com Courtney Love, as drogas, o suicídio, as reações de fãs e da indústria à sua morte logo após a data e o reflexo até hoje também estão nas páginas de “Kurt Cobain, A Construção de Um Mito”.

Tags desse texto: , ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado