Últimas Notícias

Gravações raras do Led Zeppelin vão a leilão nos EUA

Material faz parte da coleção de engenheiro de som que trabalhou nas sessões do álbum “Physical Graffiti”, lançado em 1975. Foto: Reprodução.

ledzeppelin2Fitas raras com material nunca lançado pelo Led Zeppelin serão leiloadas este mês pela casa de leilões RR Auctions, da cidade de Amherst, New Hampshire, nos Estados Unidos. As gravações foram feitas nas sessões de estúdio do álbum “Physical Graffiti”, lançado em 1975. O pacote inclui versões alternativas para músicas como “Trampled Underfoot”, “Driving to Kashmir”, “Swan Song Part 1″ e “Swan Song Part 2″, entre outras.

A RR Auctions garante que as versões que serão leiloadas são diferentes das que foram incluídas no álbum, sendo que algumas são totalmente instrumentais. Os leilões acontecem entre próximos dias 13 e 20. A banda gravou as músicas no estúdio móvel de Ronnie Lane, que funcionava em um trailer montado pelo engenheiro de som Ron Nevison. As fitas são parte da coleção de Nevison, da qual também está em leilão mixagens cruas do disco de estreia do Bad Company e ainda quatro músicas do álbum de “Eric Clapton’s Rainbow Concert”, disco lançado em 1973.

Em outubro, o ex-vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, disse ter encontrado fitas com gravações caseiras e inéditas do grupo, depois de vasculhar seus alfarrábios. Plant usou a página do Facebook para comunicar o fato ao público, além de conceder entrevistas a alguns veículos britânicos. Na época, circulou a informação de que as gravações seriam incluídas em uma coletânea de músicas remasterizadas do grupo, a ser lançada este ano (saiba mais).

Este ano devem acontecer, finalmente, os primeiros relançamentos do Led Zeppelin, trabalho que está sendo feito pelo guitarrista Jimmy Page. Em janeiro, em um post no seu “secreto” site oficial, Page disse que serão lançadas este ano as edições especiais de “Led Zeppelin I”, “Led Zeppelin II” e “Led Zeppelin III”, sem, entretanto, precisar uma data.

O guitarrista ouviu todas as mixagens das músicas realizadas durante as gravações, e esse material deve ser lançado junto com os discos remasterizados. A música “Since I’ve Been Loving You”, por exemplo, segundo o guitarrista, tem “uma versão inacreditável, totalmente diferente, de abordagem, crua e bem dramática”.

Ainda de acordo com Page, cada um dos álbuns relançado terá um outro disco como bônus, com esse material mais raro, e até hoje não editado, mas os formatos finais da discografia ainda não foram definidos totalmente.

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado