Som na Caixa

Helloween
Straight Out Of Hell

(Sony)

helloweenstraightO single “Nabataea”, que correu a internet antes mesmo de “Straight Out Of Hell” vir à tona, já anunciava que o Helloween estaria de volta à suas origens. Não que os trabalhos mais recentes estivessem assim tão distantes do âmago do grupo, mas não trouxeram, de outro lado, músicas fortes e colantes como pede o metal melódico, tampouco boas performances como um todo. Talvez por ser o quarto álbum com a nova formação – o que não é pouco para uma banda acostumada ao esfacelamento -, só agora a duplinha Michael Weikath (guitarra) e Marcus Grosskopf (baixo) tenha encontrado um modo de fazer as boas canções funcionarem.

Porque são, sobretudo eles, e num plano mais abaixo o vocalista Andi Deris que carregam nas costas a responsabilidade das novas composições, no que, nesse disco, se saem muito bem. Não só no quesito épico flagrante em “Nabataea”, que remete à era de ouro dos “Keepers”, mas em petardos como “Live Now!”, cujo título vira refrão como se fosse palavra de ordem, e na faixa-título, power metal até alma, mas que flerta com o hard rock, em outro refrão dos bons. Convenhamos que uma das partes do tripé do metal melódico é justamente o refrão pegajoso, e há fartura nesse “Straight Out Of Hell”. As outras duas são as guitarras – de novo – melódicas e velozes e o apuro vocal, quase sempre de alto alcance.

É aí que entra Andi Deris, que há 20 anos encarou a roubada de substituir Michael Kiske, cujos dotes vocais brilharam na era “Keepers” e são referência para todas as gerações subsequentes. Pois Deris, hoje, depois de nove álbuns à frente do Helloween, não traz qualquer lembrança de Kiske, muito menos sente algum tipo de pressão, já que seu antecessor míngua em um notório ostracismo. Deris, de timbre de voz mais médio, quase tenor, mudou de certa forma a abordagem do Helloween desde o excelente álbum “Master Of The Rings” (1994) e, embora tenha gerado desconfiança ao longo desses 20 anos, hoje tem posto consolidado e é praticamente unanimidade no meio.

Ele faz das dele, por exemplo, em “Burning Sun”, forçando a voz sem perder a noção do alcance que ela lhe oferece. Outros destaques no álbum são a suave “Years”, que revela um interessante sotaque sinfônico antes de desaguar em uma esticada ponte para o refrão, e “Waiting For The Thunder”. De introdução sombria, a música logo revela o alto poder de combustão pop com outro daqueles refrães grudentos, dessa vez coadjuvado por um tecladinho mequetrefe entre os versos, cortesia do convidado Matthias Ulmer. Os desfecho, assim como o início com “Nabataea”, tem tons épicos com a boa “Make Fire Catch The Fky”.

Um olhar apressado sobe o disco pode lavar a conclusão de que se trata de um trabalho “mais do mesmo”, coisa corriqueira no segmento do metal melódico, mas, sob a atenção do que o grupo vem apresentando nos tempos mais recentes, “Straight Out Of Hell” é o melhor trabalho do Helloween desde “The Legacy”, justamente o disco em que essa formação debutou.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado