Últimas Notícias

Black Sabbath no Rio: público correu riscos na Apoteose

Acessos foram estreitados e portões de saída trancados à chave

blacksabbathUma tragédia parecida com a ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em janeiro, está perto de acontecer na Praça da Apoteose caso os organizadores não modifiquem a estrutura e o leiaute adotado no show do Black Sabbath (veja como foi aqui), que aconteceu neste domingo.

Acessos estreitados por grades, gradis externos tapados por tapumes de alumínio, portões de acesso/saída trancados com cadeados e banheiros químicos instalados no meio da passagem foram alguns dos problemas que dificultaram o escoamento do público, sobretudo na saída. Tais empecilhos teriam sido fatais no caso de um problema que causasse correia e/ou pânico na multidão de cerca de 35 mil pessoas que estava no local.

O acesso à Pista Premium, por exemplo, cujos ingressos foram vendidos por salgados R$ 600, já estreito, espremido entre a escola que funciona sob as arquibancadas e a grade externa, sofria um estreitamento ainda maior por conta de uma grade pintada de azul, que parece ter sido instalada recentemente no local. Assim, o espaço para a saída só permitia a passagem de duas ou três pessoas de uma vez. Dificilmente o Corpo de Bombeiros, ao fazer uma vistoria num local que recebe grandes plateias, libera um evento nessas condições.

Na saída, os portões laterais que permitem a saída ao acesso do Túnel Santa Bárbara e à Rua Frei Caneca estavam todos trancados à chave. Um senhor aparentemente responsável pelo local, ao ser perguntado por este repórter, alegou que se tratava “de ordens superiores”, de forma debochada. Assim, todo o público da Pista Premium teve que sair pelo único portão disponível, no início da Passarela do Samba, junto à Rua Benedito Hipólito, por onde também saía todo o restante do público.

Na próxima sexta se apesentam na Apoteose as bandas Aerosmith e Whitesnake. Taí uma boa oportunidade de resolver o problema, mesmo considerando que a quantidade de público não deve ser tão grande.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 4 comentários nesse texto.
  1. Fabio em outubro 14, 2013 às 16:17
    #1

    Que eu lembre, infelizmente, eles nunca abrem essas saídas laterais da Frei Caneca. O povo é todo conduzido para a saída da Salvador de Sá ou pela própria Marques de Sapucaí. Pelo menos a coisa tava mais civilizada, sem todos aqueles ambulantes que atrapalham o fluxo.

  2. Joao Paulo em outubro 14, 2013 às 18:36
    #2

    Foi ridículo. Sair da Pista Premium feito gado. Aquela imensidão de gente tendo que passar por um portão onde só cabiam 2 pessoas lado a lado, um funil, onde se houvesse algum problema, um tumulto ou pânico, várias pessoas se acidentariam. Ao invés de ter várias saídas para que o público pudesse se dispersar, fomos forçados a sair por uma única saída. Lamentável.

  3. Beatles em outubro 14, 2013 às 19:08
    #3

    No show Rush, Time Machine, a saída da Frei Caneca estava aberta.
    Também achei um absurdo ela estar fechada ontem.

  4. José Marcelo em novembro 15, 2013 às 22:33
    #4

    Grande show, tudo ok, tem gente que reclama de tudo; Sabbath é Sabbath perfeito.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado