O Homem Baile

Mais um passo

Avenged Sevenfold vence desconfiança, mostra músicas novas e sai por cima diante de público gigante no Rock In Rio. Fotos: Diego Padilha/Divulgação Rock In Rio.

O bom vocalista M. Shadows conduz o Avenged Sevenfold a um novo patamar com o show do Rock In Rio

O bom vocalista M. Shadows conduz o Avenged Sevenfold a um novo patamar com o show do Rock In Rio

As chances de o Avenged Sevenfold sair do Rock In Rio hostilizado pelo público do Slayer e - até - do Iron Maiden eram grandes, mas o que se viu foi o quinteto fazer um show honesto e, ao menos, respeitado pelos demais. Isso porque o AS é mais jovem, tem origem duvidosa e integrantes que não se enquadram o status quo cabeludo do metal, irritando os entusiastas “das antigas”. Mas, se fosse assim, um grupo como o Helmet, por exemplo, com integrantes de cabelo aparado e carinha de bons moços, jamais teria inventado um som visceralmente porrada na década de 1990. Pense nisso e siga em frente.

Para começar, o grupo veio ao festival como palco completo, incluindo o cenário com portões flamejantes que percorre os festivais no Hemisfério Norte. É a turnê de lançamento do álbum “Hail to King”, que saiu há pouco tempo, e tem quatro músicas cedidas ao repertório. A primeira delas, “Shepherd of Fire” é a que abre a noite e mostra a forte influência de metal tradicional na fase atual da banda. A dupla de guitarristas de nomes esquisitos Zacky Vengeance e Synyster Gates logo mostra que não está a fim de dar mole para os desconfiados de plantão e um breve duelo de solos no centro do palco serve como senha para o que eles iriam impor dali para frente. Como Zacky é canhoto, quando toca lado a lado com Synyster a coreografia em “V” é um plus na apresentação do Avenged.

A dupla de guitarristas de nomes esquisitos Zacky Vengeance e Synyster Gates e a coreografia em 'V'

A dupla de guitarristas de nomes esquisitos Zacky Vengeance e Synyster Gates e a coreografia em 'V'

Mas a melhor música do disco novo, e uma das melhores da banda em todos os tempos, é mesmo a faixa-título. Ao vivo, o riff matador conduz o show ao seu primeiro grande momento: é peso, técnica e uma potências vocal de M. Shadows que não deixa espaço para ficar parado. Vaia? Nem pensar. A bateçaõ de cabeça corre solta, ainda mais quando os solos ganham uma ênfase melódica que o fã de Iron Maiden, maioria absoluta na Cidade do Rock nessa noite, não consegue renegar. Mais cedo, antes de “Beast And The Harlot”, Shadows faz um agrado ao festival: “Desde que começamos isso, há 14 anos, sempre pensamos em tocar no Rock In Rio. Eu tinha até um disco pirata, ‘Rock In Rio Live’”, revelou o vocalista, como, aliás, fizeram outros artistas ao logo dos sete dias de festival.

Em “This Means War”, outra das novas, o grupo atinge um de seus melhores momentos no palcão do Rock In Rio. Não só pelos fogos que explodem no entorno do palco ou do fogaréu que vem enfumaçado de dentro dele, mas é quando a cama melódica criada por Zacky e Synyster recebe um tom épico à Judas Priest que funciona muito bem. M. Shadows gasta o vocal reproduzindo com alcance maior o timbre usado na gravação, sobretudo no verso/título/refrão. A canção resume bem o grupo. Um ótimo vocalista e uma dupla de guitarrista talentosa que, se ainda não achou a formula mágica da boa composição, realça arranjos e solos com o conhecimento de quem é do ramo. Se ainda não aconteceu de o grupo fazer o grande disco de sua carreira, pode esperar que está madurinho, madurinho.

Visão geral do palco flamejante: o Avenged Sevenfold trouxe a produção usada em festivais do exterior

Visão geral do palco flamejante: o Avenged Sevenfold trouxe a produção usada em festivais do exterior

Entre as antigas, seguramente “Nightmare”, alongada pelo peso quando tocada ao vivo, é uma das melhores. O jeito de cantar meio rapeado de Shadows nas estrofes dá um contraste interessante como refrão de longo alcance, e a música ganha peso extraordinário dessa vez, culminado com solos que Dave Murray e Adrian Smith não reprovariam. Outra é “Bat Country”, uma bela porrada, cuja mudança de andamento antes do refrão faz a plateia vibrar. A música também ganha solos mais ousados e dobrados ao vivo, tudo bem diferente da versão gravada no álbum “City Of Evil”, do longínquo ano – para uma banda mutante - de 2005. Pois foi assim. Deram um espaço maior que o merecido para o Avenged Sevenfold - o grupo deveria tocar antes do Slayer, não depois - e eles aproveitaram para dar um passo mais. Agora aguenta.

Set list completo:

1- Shepherd of Fire
2- Critical Acclaim
3- Beast and the Harlot
4- Hail to the King
5- Buried Alive
6- Fiction
7- Nightmare
8- This Means War
9- Afterlife
10- Requiem
11- Bat Country
12- Unholy Confessions

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. Igor em setembro 26, 2013 às 0:51
    #1

    Não estava lá, mas vi pela internet e achei o show bem interessante. Nunca fui hater da banda, inclusive fui no show do Citibank hall, então achei bacana não terem sido extremamente hostilizados. Eles têm futuro.

    PS: Ele não falou nada de CD pirata, disse apenas que comprou o CD ao vivo que o Iron lançou do Rock in Rio. Da onde você tirou isso de CD pirata?

  2. David em novembro 27, 2013 às 14:27
    #2

    É cd pirata porque o Iron Maiden nunca lançou oficialmente o show o Rock In Rio de 1985 (Shadows disse que comprou quando era bem jovem)

trackbacks

There are 19 blogs linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Abalado
  2. Avenged Sevenfold News Brasil - Sua fonte brasileira nº 1 de notícias da banda!
  3. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio: assista à íntegra do show do Avenged Sevenfold
  4. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio: Placar Rock em Geral
  5. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Aerosmith é atração do Download Festival, na Inglaterra
  6. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Avenged SevenfoldHail to the King
  7. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Confirmado: Avenged Sevenfold volta ao Brasil em março
  8. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Avenged Sevenfold: saiba quanto custam e como comprar os ingressos
  9. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Avenged Sevenfold: shows de duas cidades mudam de data
  10. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Ingressos esgotam e Avenged Sevenfold anuncia segundo show em São Paulo
  11. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Com ingressos esgotados, Avenged Sevenfold inicia hoje maior turnê pelo Brasil
  12. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Avenged Sevenfold estreia turnê para 8 mil em São Paulo
  13. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » No Rio, Avenged Sevenfold vê pouco público e muita animação
  14. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Maior que a perna
  15. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Cinco mil cantam com o Avenged Sevenfold em Brasília
  16. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Assista à íntegra do show do Avenged Sevenfold na Alemanha
  17. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Avenged Sevenfold trabalha em novo DVD
  18. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Novo DVD do Avenged Sevenfold tem cenas do Rock In Rio; veja
  19. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Avenged Sevenfold está sem baterista outra vez

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado