O Homem Baile

Extravazou

Show do Offspring em palco secundário do Rock In Rio revela erro de avaliação do festival; público se esbaldou com intensidade de repertório de hits noventistas. Foto: Léo Corrêa.

offspringrir13-1A iniciativa de turbinar os shows do Palco Sunset, o secundário do Rock In Rio, quase saiu pela culatra na noite desta sexta, quando o Offspring reuniu uma quantidade de público muito superior ao que o espaço comportava. A aglomeração foi tão grande que não havia caixas de som de dessem conta de fazer as músicas do grupo chegarem aos ouvidos mais distantes. Em determinado momento, gritos de “Aumenta! Aumenta!” eram ouvidos da turma lá de trás, sem que o objetivo fosse atingido. E o perigo rondou a Cidade do Rock com as inúmeras rodas de pogo que se estabeleciam a cada música.

Não que isso fosse exatamente um prejuízo para o show em si. Já num intervalo programado na segunda música, “Bad Habbit”, o vocalista Dexter Holland levou uma das mãos à testa, como que se observasse até onde ia o mar de gente. E isso depois de “All I Want”, uma das músicas de abertura mais eficientes em todos os tempos, ter quebrado tudo. Parece que aquele povaréu que lotava os shows da banda no Rio nos anos 90 decidiu comparecer em massa e, somado aos 54% que – dizem as estatísticas – vêm de outros estados, derrubou a previsão mais otimista de comparecimento de público. Há que se levar em conta também que o show razoavelmente concorrente era o 30 Seconds to Mars, no Palco Mundo, o principal.

Caso você não tenha se dado conta, o quarteto lançou um novo álbum, “Days Go By”, no ano passado, mas só uma música dele foi tocada, justamente a faixa-título. A preferência era nitidamente reservada aos hits da década de 1990, a era de ouro do poppy punk, sobretudo do álbum “Americana”, que emprestou cinco faixas ao repertório do show. “Staring At The Sun” talvez tenha sido a que causou o segundo maior caos no local, perdendo para “Pretty Fly (For a White Guy)”, que até seus vizinhos e os seguranças do fosso do palco seguramente conhecem.

Os momentos menos nervosos se deram com o skazinho “Hit That” e quando Dexter, com seus quilinhos a mais, tocou violão em “Kristy, Are You Doing Okay?”, justamente quando explodiu a grita pelo aumento do volume do som. No novo Palco Sunset, o som tem dado conta, mas ocorre é que tinha gente jorrando pelo ladrão, querendo ouvir quase da área do Palco Mundo. Outras músicas que detonaram a destruição em forma de roda punk foram “The Kids Aren’t Alright” e “Come Out And Play”, essa bem no início do show, que durou cerca de uma hora e dez minutos.

Quando parecia o final da apresentação – e era mesmo, a julgar pelo set list distribuído pela produção – o grupo reaparece com um convidado pra lá de especial, Marky Ramone, o baterista da formação clássica do Ramones, que havia tocado mais cedo no mesmo palco com sua banda. O tempinho em que eles combinaram o que fazer foi o suficiente para a massa se deslocar, e muitos perderam o que Dexter Holland reputou como o “dia mais feliz de sua vida” (saiba mais). Com Marky, o Offspring tocou “California Sun”, dos Ramones, e “R.A.M.O.N.E.S.”, composta pelo Motörhead. Sem ele, ainda houve tempo para outro hit, “Self Esteem”. Mais que um grande encerramento, o alívio pelo final de um show tenso, que teria morada no Palco Mundo.

Set list completo:

1- All I Want
2- Bad Habit
3- Come Out and Play
4- Days Go By
5- Original Prankster
6- You’re Gonna Go Far, Kid
7- Staring at the Sun
8- Kristy, Are You Doing Okay?
9- Want You Bad
10- Hit That
11- Why Don’t You Get a Job?
12- Americana
13- (Can’t Get My) Head Around You
14- Pretty Fly (For a White Guy)
15- The Kids Aren’t Alright
Bis
16- California Sun
17- R.A.M.O.N.E.S.
18- Self Esteem

Veja mais: os shows do Rock In Rio

Veja mais: tudo sobre o Rock In Rio

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. Robson Alves em setembro 15, 2013 às 23:27
    #1

    Vai acontecer o mesmo com Helloween e Sepultura no último dia. Pode anotar.

  2. Sergio Gomes em setembro 16, 2013 às 11:25
    #2

    Tenso? Cheio sim, mas nem um pouco tenso. Eu estava bem atrás e ouvia com perfeição…

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado