No Mundo do Rock

Rock In Rio: Sepultura vai tocar com ex-baterista do Beastie Boys

Grupo prepara dois shows, um com o Tambours du Bronx, do qual será gravado um DVD, e outro com o cantor Zé Ramalho. Foto: Divulgação.

sepultura13Antes do lançamento do novo álbum, “The Mediator Between the Head and Hands Must be the Heart”, previsto para outubro, o Sepultura tem uma tarefa importante a cumprir no Rock In Rio. Uma, não, duas, já que o grupo tem duas apresentações agendadas no festival, uma na quinta, dia 19, no Palco Mundo, junto com o grupo de percussão francês Tambours du Bronx, e outra no Palco Sunset, no domingo, dia 22, com o cantor Zé Ramalho.

Na primeira, o desafio é repetir a apresentação do ano passado, considerada uma das melhores do festival (veja como foi), para um registro definitivo que será gravado para um DVD. Na segunda, mostrar como a fusão do trabalho de artistas díspares pode acontecer sem problemas, e isso para uma plateia exigente que em geral comparece no dia do metal.

Do disco novo, apenas a versão para a música “Da Lama Ao Caos”, de Chico Science, será tocada, pela primeira vez na história, e junto Zé Ramalho. A música terá ainda a participação do percussionista Fredo Ortiz, que já foi baterista do Beastie Boys. Ortiz também gravou a versão do álbum. Músicas menos tocadas da banda, como “Angel” e “Propaganda”, vão fazer parte do show, junto com “Admirável Gado Novo” e “Dança das Borboletas”, de Zé Ramalho. Como ficamos sabendo disso? Conversando com o guitarrista Andreas Kisser. Veja a íntegra do papo:

Rock em Geral: Qual dos dois que o Sepultura vai fazer no Rock In Rio está te dando mais trabalho para ensaiar e montar o repertório?

Andreas Kisser: Os dois estão dando trabalho, mas nada de perder os cabelos, trabalho normal de arranjos, ensaios e conversas ao telefone e internet, nada de novo. O show com o TDB nós já fizemos algumas vezes, então ele já esta encaminhado e mais tranquilo. Apesar de termos algumas músicas inéditas no repertório, com eles a química já esta feita. Com o Zé Ramalho nós também temos uma química muito boa e natural, ele é um músico excepcional e com uma energia positiva e motivante. É uma grande honra ter esta oportunidade de fazer temas da carreira dele no nosso estilo. Já temos os arranjos definidos para músicas como “Jardim das Acácias”, “Admirável Gado Novo” e, claro, a já conhecida “Dança das Borboletas”. Vamos nos encontrar no Rio para ensaiar e acertar os detalhes, o Zé já está com os arranjo se adorou, não vejo a hora.

REG: O show com o Tambours du Bronx será o mesmo do ano passado ou vocês vão mudar alguma coisa? Fale um pouco sobre a gravação do DVD com esse show:

Andreas: Vai ser parecido com os outros, mas desta vez ficaremos no palco juntos durante todo o show. Nos outros shows nós tocamos coisas novas, do disco “Kairos”, somente a gente no palco, para mostrar sem arranjos diferentes, como eram as musicas novas. Desta vez vamos ficar juntos, inclusive fazendo arranjos de algumas musicas do “Kairos” que não tínhamos feito, como por exemplo a “Spectrum”, que a abre o disco. O DVD vai ser um registro do show que abalou as estruturas do Rock in Rio 2011, realmente foi impactante e, agora, com toda a estrutura do Rock in Rio, vamos registrar isso, no Palco Mundo, no dia do Metallica. Toda a produção esta sendo feita pelo Rock in Rio com a participação dos nossos técnicos de som, um trabalho conjunto pra registrar este show histórico.

REG: No caso do show com o Zé Ramalho, como vai ser? Músicas dos dois artistas ou mais o Sepultura, digamos, como banda do Zé?

Andreas: Vai ser um show misto, começamos tocando temas do Sepultura que estão esquecidos no tempo, como “The Hunt”, “Angel” e “Propaganda”, entre outras que os fãs sempre pedem, mas nunca entram no repertório. O Zé vem um pouco depois e vamos fazer várias do repertório dele, como mencionei na outra resposta, e ele vai fazer com a gente a “Ratamahata”.

REG: Há músicas de outros artistas em pauta?

Andreas: Não, somente as músicas do Zé com o nosso jeito de tocar. Vão ser umas 5 musicas, mas como os ensaios com ele ainda não aconteceram sempre existe um espaço para criar mais coisas, vamos ver o que rola.

REG: O show com o Zé Ramalho é no dia em que tocam muitas bandas de heavy metal. Te preocupa a reação do público, num festival que já teve reações radicais a artistas em outras edições?

Andreas: Não, nem um pouco, afinal o nosso show também vai ser heavy metal, incluindo as musicas do Zé. As pessoas não tem ideia do peso que esta, é só esperar para ver.

REG: Outros músicos vão participar dos dois shows? Quem?

Andreas: Nós vamos apresentar em primeira mão a versão que gravamos de “Da Lama ao Caos”, do Chico Science, e na gravação nós tivemos a participação do percussionista Fredo Ortiz, que já foi baterista do Beastie Boys, um músico excepcional. Ele vai estar com a gente no Palco Sunset fazendo esta premiere ao vivo. Fora isso, somente o Zé Ramalho e o TDB.

REG: E você, já recebeu convite para participar de outros shows?

Andreas: Ainda não mas como tem tanta gente conhecida por lá nunca se sabe. No último Rock in Rio eu subi no palco com o Motörhead e com o Maná, e nada tinha sido combinado, rolou tudo na hora no improviso, foi foda. Vamos ver se rola algo este ano.

REG: O novo álbum do Sepultura, “The Mediator Between the Head and Hands Must be the Heart”, está pronto e vai ser lançado logo depois do festival. Você não fica pilhado para mostrar logo uma ou outra música inédita, para uma audiência tão ampla como a do Rock In Rio?

Andreas: Não, tô tranquilo em relação a isso. Os shows do Rock in Rio são totalmente diferentes, são únicos e você só vai ver nestes palcos do festival, eles têm outros objetivos. Nós estamos preparando uma nova turnê para o disco novo, com palco e set list novos, temos muito tempo ainda pra mostrar este novo trabalho.

Rock In Rio

O Rock In Rio acontece nos próximos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22, no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio. Todos os ingressos estão esgotados. As atrações principais do festival são Bruce Springsteen, Metallica, Iron Maiden, Muse e Bon Jovi. Clique aqui para saber tudo sobre o Rock in Rio, e aqui para saber como chegar e sair do festival.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado