No Mundo do Rock

Lollapalooza: República mostra repertório novo e duas surpresas

Grupo toca durante a tarde de domingo, no Palco Alternativo e espera repetir a performance do evento de aquecimento, que rolou em janeiro. Foto: Divulgação.

republicaNão deve ser fácil para uma banda como o República, que se apresenta como uma “tradicional banda de heavy rock brasileira” encarar um festival de roupagem indie como o Lollapalooza. Ainda mais como atração do Palco Alternativo, fechado pelo Hot Chip. Mas o rock é feito de desafios e o guitarrista Luiz Fernando Vieira sabe que esse é apenas mais um.

Respaldado pela boa performance num evento de aquecimento na Galeria do Rock, em janeiro, o grupo (que tem ainda Leo Belling nos vocais; Jorge Marinhas na guitarra; Marco Vieira no baixo; e Gabriel Triani na bateria) vem animado. Tanto que deve tocar várias músicas novas, que vão fazer parte do aguardado terceiro álbum. De quebra, uns dois covers surpresa, porque ninguém é de ferro. Veja o papinho que levamos com o Luiz Fernando, via e-mail:

Rock em Geral: Qual é a expectativa de tocar num festival do porte do Lollapalooza?

Luiz Fernando Vieira: É muito especial participar de um festival com a história e importância do Lollapalooza. Estamos muito motivados e queremos apresentar um show a altura do Lolla.

Rock em Geral: Vocês vão tocar no domingo, num palco que só tem uma banda internacional - Hot Chip -, gostaram da posição de vocês no festival?

Luiz Fernando: Gostamos muito de nossa posição no Lolla. Domingo será um dia muito especial, inclusive por contar com a maior atração de 2013, o Pearl Jam. Em um festival como esse, com tantas bandas, palcos e estilos diferentes, o importante é fazer parte desse momento. Preparar um grande show e fazer valer a oportunidade. Será muito boa também a chance de relacionamento com tantos artistas importantes do Brasil e do mundo.

Rock em Geral: O Lolla é um festival dado a banda indies e alternativas, e o República é uma banda de rock pesado. É difícil participar do festival nessas condições? Considerando isso, o que esperar do público?

Luiz Fernando: O Lolla é especial exatamente por ser tão democrático. Já estive em outras edições, tanto aqui no Brasil, como em Chicago, e o grande barato para o público é a oportunidade de curtir tantos estilos em um mesmo local e as vezes até ao mesmo tempo. O Lolla é essencialmente um festival de rock e portanto, um dos mais apropriados lugares para um show do República. Em janeiro tocamos em um pré-evento do Lolla na Galeria do Rock, em São Paulo, e a receptividade do público foi simplesmente sensacional. Junto com a galera que estava lá, transformamos a galeria em uma grande celebração do Rock. Esperamos repetir a dose domingo.

Rock em Geral: Já pensaram no repertório em função do tempo que tem para tocar? Alguma coisa preparada especialmente para o show do festival, já que o palco - e o público - são maiores?

Luiz Fernando: Teremos um tempo muito bom de show. Será uma hora de muita energia e rock. O show será todo ele especial pois iremos apresentar pela primeira vez para um público tão grande a maioria das novas músicas que estamos gravando para o nosso terceiro álbum. Além disso faremos umas duas homenagens ao público rockeiro do Lolla, tocando músicas de algumas de nossas maiores influências… Sim, teremos uns dois covers, mas são surpresas para quem estiver lá no Lolla domingo.

Rock em Geral: Que outras shows do festival vocês pretendem assistir? Alguma banda preferida na programação?

Luiz Fernando: Tem algumas bandas que são imperdíveis para mim: Queens of The Stone Age, Pearl Jam, The Black Keys e Tomahawk. Mas também vou aproveitar o festival para conhecer coisas novas. É por isso que o Lolla é tão bacana!

LOLLAPALOOZA

O Lollapalooza acontece nos dias 29, 30 e 31 de abril, no Jockey Club, em São Paulo. Ao todo, são cinco palcos: Cidade Jardim (o principal), Butantã (secundário), Kidzapalooza (com programação infantil), Alternativo (nacional) e Perry (eletrônico e afins). As atrações principais desse ano são Pearl Jam, The Killers e The Black Keys. Clique aqui para ver a programação completa do festival, com o horário de cada um dos shows.

Além do evento principal, uma mini edição do Lollapalooza acontece no final de março/início de abril, no Circo Voador, no Rio. Vão tocar as bandas Hot Chip, dia 28; Two Door Cinema Club, dia 29; Passion Pit, dia 30; e Alabama Shakes, dia 1o de abril. Os ingressos estão à venda no www.ingresso.com, e saem por R$ 140.

São Paulo terá também os chamados “side shows”, com quatro bandas, no Grand Metrópole. São elas Passion Pit, dia 28; Hot Chip, dia 20; Of Monsters And Men, dia 30; e Alabama Shakes, dia 31. Os ingressos custam R$ 150 e também estão à venda. Clique aqui para mais detalhes.

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado