Últimas Notícias

Morre Fabio Costa, idealizador do Garage

Casa foi o berço do underground carioca na década de 1990. Foto: Reprodução Facebook.

fabiocostaMorreu na manhã desta segunda (3/12) o idealizador do Garage, Fabio Costa. Ele tinha diabetes e há anos sofria com a doença, chegando a ser internado várias vezes. Nos últimos tempos, fazia hemodiálise e a situação se agravou causando o falecimento. Fabio tinha 53 anos.

Fábio Gordo ou Fábio do Garage, como era chamado, era torneiro mecânico e iniciou no meio do entretenimento com uma equipe de rock, que fazia som mecânico no subúrbio do Rio na década de 1970. Trabalhou com Raul, outro pioneiro do underground carioca, na década de 1980, no Caverna I, em São João de Meriti, e também no Caverna II, em Botafogo, ao lado do Canecão. Depois, junto com Hans Júnior, passou a tocar o Garage Art Cult, na Praça da Bandeira, exibindo vídeos e, a partir de 1992, realizado shows.

O Garage foi o principal palco do underground carioca na década de 1990. Passaram (começaram) por lá nomes como Planet Hemp (Marcelo D2 chegou a morar na casa); Los Hermanos, que tocou o hit “Anna Julia” pela primeira vez no local, em 1999; Angra, um dos recordes de bilheteria; e Korzus, entre tantos outros. Foi ainda palco de bandas internacionais como Buzzcocks, DRI, Madball, Exodus e Agnostic Front.

Fechado há muitos anos, a casa está sob cuidados do empresário Leo Feijó, que, segundo consta, tenta reabri-la, mas esbarra em questões legais. Por outro lado, o endereço do Garage, a Rua Ceará, na Praça da Bandeira, é há muitos anos point da juventude interessada em rock, que curiosamente chama a região de “Garage”. Mesmo com a saúde debilitada, Fabio vinha realizando, com a ajuda de amigos, as “Noites do Garage”, no Teatro Odisseia.

Veja também: matéria sobre os 10 anos do Garage

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado