O Homem Baile

‘Guitarrizante’

Em apresentação visceral, Lobão se revela guitarrista “tratorizante” e tem a participação de Luis Carlini; Picassos Falsos revê íntegra de clássico desperdiçado dos anos 80. Fotos: Ana Schlimovich/Divulgação Circo Voador.

Elétrico: Lobão assume face de guitarrista, atualiza repertório e faz show pesado como o rock deve ser

Elétrico: Lobão assume face de guitarrista, atualiza repertório e faz show pesado como o rock deve ser

O momento mais legal da noite acontece lá pelo meio do show. Lobão está no palco do Circo Voador, vai tocar “Ovelha Negra” e convoca Luiz Carlini, o autor do solo original do clássico de Rita Lee, para acompanhá-lo. Para não perder a viagem, Carlini fica no palco e toca outras músicas, incluindo “Me Chama”, cujo solo – segundo consta – foi inspirado pelo de Ovelha Negra. Fecha-se o ciclo e Lobão deixa escapar um halo de realização. Mas é em “Beijo Exagerado”, dos Mutantes, que o bicho pega pra valer. São três guitarras esmerilhantes – incluindo a de André Caccia Bava – solando e dialogando entre si, num número que ganha riqueza por ter sido, segundo Lobão, pouco ensaiado. Uma ode às guitarras e ao peso que não pode faltar num show de rock.

Luis Carlini e Lobão no palco: ciclo que se fecha

Luis Carlini e Lobão no palco: ciclo que se fecha

Nunca num show de Lobão a guitarra teve tamanha importância. Ele próprio, baterista de formação, diz que tem aprendido a tocar o instrumento nos últimos tempos. Com a mesma banda – completada por Duda Lima (baixo) e Armando Cardoso (bateria) – vem tocando em tudo o que é canto há mais de três anos, atingindo nos últimos tempos uma performance arredondada pelo entrosamento e pela “prioridade elétrica”, estabelecida para curar a ressaca do disco acústico lançado antes, espécie de mal necessário na carreira do artista. A própria banda, cujos músicos muitas vezes arriscavam citações ao funk e soul, em momentos em que o repertório não perdoa isso, agora está totalmente direcionada ao rock pauleira, pesado e, como diz Lobão no mundo virtual, “tratorizante”.

Não é de hoje que isso acontece, a obra é do tipo “em progresso” e dá para ver músicas que estão no repertório há tempos com novas passagens de guitarra e efeitos diferentes de shows recentes. É o caso de “Mais Uma vez”, com um final psicodélico, para dizer o mínimo; de “Samba da Caixa-preta”, que hoje salienta mais um riff de guitarra do que a batida que debocha do samba, numa base total Led Zeppelin; e da sempre intensa “A Vida é Doce”. “O programa não é um programa de hit parade”, avisa Lobão, em resposta a pedidos da plateia. “Planet Hemp é o caralho”, responde, antes de mostrar um sorriso a um fã que deve ter confundido “Seda”, parceria com Cazuza, com outra do repertório do grupo de Marcelo D2. No geral, até que o Grande Lobo, dado a boas tiradas, falou pouco, talvez para poupar a voz, rouca desde o início do show.

Lobão tocou hits e músicas menos conhecidas

Lobão tocou hits e músicas menos conhecidas

O repertório segue mais ou menos a ordem das faixas do DVD “Lino, Sexy e Brutal” (saiba mais), recém lançado, com a inclusão de mais músicas. “Das Tripas Coração”, apresentada como prólogo da bem sucedida biografia, “50 Anos a Mil” (resenha aqui) se revela uma canção pop das boas, que só não estoura nas rádios porque elas não cumprem mais o papel de outrora. Do ainda mal disseminado álbum “Canções Dentro da Noite Escura”, Lobão pinça a dobradinha “Não Quero o Seu Perdão”/“Vamos Para o Espaço”, num início de show um pouco frio, recuperado com a porrada “Canos Silenciosos”, com direito a um belo solo, dessa vez de Caccia Brava. Mas há, sim, hits, como a emocionante “Vida Louca Vida”; “O Rock Errou”, que agora flerta com AC/DC (!), e – já no bis - “Essa Noite Não”, com Carlini de volta dando aula de slide guitar. Em suma: um show de rock como um show de rock deve ser.

Chamou a atenção, também, a abertura com o Picassos Falsos de volta tocando a íntegra do álbum “Supercarioca”, de 1988. Embora tenha ficado para trás no computo geral do rock nacional dos anos 80, o grupo pode sair por aí tranquilamente fazendo um show completo – quem sabe – tocando a íntegra dos dois primeiros álbuns, mesmo porque o melhor trabalho deles é o de estreia, homônimo, lançado um ano antes. É de impressionar como Humberto Effe mantém a boa voz e a excelente performance de palco desde os primeiros dias, nas apresentações do Planetário da Gávea. Effe jamais poderia ter se afastado do paco, seu habitat natural. E o que toca Gustavo Corsi? Um monstro da guitarra que usa a sólida formação hendrixiana para circular em vários gêneros da música, inclusive os brasileiros, com uma sutileza singular. Além das 11 músicas de “Supercarioca” – destaques para “O Homem que Não Vendeu Sua Alma” e a faixa-título -, o bis teve “Carne e Osso” e “Quadrinhos”. Que o grupo continue em ação.

O performático Humberto Effe, do Picassos Falsos

O performático Humberto Effe, do Picassos Falsos

Setlist completo Lobão:
1- Não Quero o Seu Perdão
2- Vamos Para o Espaço
3- Bambino
4- Canos Silenciosos
5- Decadence Avec Elegance
6- Seda
7- El Desdichado II
8- Mais Uma Vez
9- A Vida é Doce
10- Das Tripas Coração
11- Você e a Noite Escura
12- Ovelha Negra
13- O Beijo Exagerado
14- Noite e Dia
15- Me Chama
16- Samba da Caixa Preta
17- Ronaldo Foi Pra Guerra
18- Robô, Robôa
19- Vida Louca Vida
20- Vida Bandida
21- O Rock Errou
Bis
22- Mal Nenhum
23- Help!
24- Essa Noite Não
25- Rádio Blá
26- Corações Psicodélicos

Setlist completo Picassos Falsos:
1- Retinas
2- Bolero
3- Marlene
4- Verões
5- Wolverine
6- Sangue
7- O Homem Que Não Vendeu Sua Alma
8- Fevereiro
9- Fevereiro II
10- Rio de Janeiro
11- Supercarioca
Bis
12- Carne e Osso
13- Quadrinhos

Lobão e Carlini no bis: 'Essa Noite Não' teve aula de slide guitar no arremate de uma bela noite de rock

Lobão e Carlini no bis: 'Essa Noite Não' teve aula de slide guitar no arremate de uma bela noite de rock

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Alex Albernaz em novembro 27, 2012 às 20:32
    #1

    Eu tava lá! Saímos de Volta Redonda às 20h30 pra chegar na Lapa às 22h30 e, a partir de 23h45, recebermos uma aula do puro, controverso e maldito BRock, representado muito bem por Picassos Falsos (show perfeito!) e Lobão (ele é perfeito!). Valeu!!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado