Últimas Notícias

Abrafin: entidade de dissidentes será lançada sábado

FBA reúne 17 eventos de tradição no mercado independente

fbalogoSerá lançada no próximo sábado, dia 10, em uma coletiva para a imprensa, durante o Goiânia Noise Festival, a FBA - Festivais Brasileiros Associados. A nova entidade reúne os dissidentes que deixaram a Abrafin no ano passado.

De acordo com o release distribuído á imprensa, a FBA “nasce tendo como missão o fortalecimento local e nacional dos festivais, qualificando o diálogo com parceiros, poder público e iniciativa privada, consolidando um circuito sólido, viável e diversificado por todas regiões brasileiras”.

Os produtores também reivindicam para a nova entidade a “tradição da cena independente brasileira, com sucesso de público e crítica ao longo dos anos”, ressaltando a importância de afiliados que estão no mercado ininterruptamente há mais de 20 anos. Veja abaixo a lista com os 17 afiliados fundadores:

Abril Pro Rock (PE)
Goiânia Noise Festival (GO)
Porão do Rock (DF)
Mada (RN)
Festival Demo Sul (PR)
Rec Beat (PE)
Festival Casarão (RO)
Primeiro Campeonato Mineiro de Surf (MG)
Tendencies Rock Festival (TO)
Festival El Mapa de Todos (RS)
Psycho Carnival (PR)
Festival 53HC (MG)
Festival Udirock (MG)
Araribóia Rock (RJ)
PMW Rock Festival (TO)
TOME - Tocantins Músic

A FBA vem sendo articulada desde o início do ano (leia aqui), depois que boa parte dos festivais deixaram a Abrafin no ano passado, por discordâncias com a presidência a entidade, ligada ao Fora do Eixo (relembre o imbróglio aqui e saiba dos desdobramentos aqui).

De outro lado, em julho o movimento Fora do Eixo oficializou a implosão da Abrafin, ao lançar a “Rede Brasil de Festivais”, que, de acordo com release distribuído à imprensa, pretende reunir 107 eventos, com 6 mil artistas, em 88 cidades (saiba mais).

A tal rede tem seis braços regionais: Circuito Mineiro de Festivais Independentes, Circuito Paulista de Festivais, Circuito Nordeste de Festivais, Circuito Centro-Oeste de Festivais, Circuito Amazônico de Festivais Independentes e Circuito Sul de Festivais. Os nomes dos produtores e/ou festivais envolvidos nessa “redes”, entretanto, não foram anunciados.

Em setembro, o presidente da Abrafin na época da crise, Talles Lopes, postou um comentário neste Rock em Geral indicando os endereços de cada um desses braços regionais em uma rede social (leia aqui). Os endereços, no entanto, não mostram as respectivas relações de festivais afiliados, à exceção do Circuito Paulista de Festivais. Perguntado pela reportagem do site, via e-mail, Lopes não enviou resposta até a publicação desta notícia.

O Circuito Paulista de Festivais, de acordo com o site oficial, reúne os seguintes eventos:

ABC do Som (São caetano)
Bloco (Campinas)
Caipiro Rock (Serrana)
Canja (Bauru)
Capivara (Rio Preto)
Cardápio Underground (Bragança Paulista)
Contato (São Carlos)
Curau
Dezembro Independente (Suzano)
Fagulha (Ribeirão Preto)
FEIA (Campinas)
FUMU (Sorocaba)
GAIA (Araraquara)
Gemada (Barretos)
Mogifonia
Tamo Junto (Guarulhos)

Tags desse texto: , ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Caio em novembro 8, 2012 às 12:52
    #1

    A volta da patota indie estatal? Vamos acompanhar de perto os passos dessa entidade, os contratos, as conexões políticas, os editais, os valores envolvidos, os vícios, etc.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado