O Homem Baile

O rei do rock

Em noite indigesta, Marcelo Nova usa o peso das guitarras para converter plateia enxuta do Circo Voador em multidão vibrante. Fotos: Bruno Eduardo.

Marcelo Nova não se fez de vítima e tirou leite de pedra em um raro Circo Voador esvaziado

Marcelo Nova não se fez de vítima e tirou leite de pedra em um raro Circo Voador esvaziado

O título pode parece exagero – e é -, mas é assim que o canastrão Marcelo Nova é anunciado antes dos shows. Pensando bem, que outro termo poderia defini-lo melhor? A noite era indigesta, com mirradas 150 pessoas na madrugada do Circo Voador, mas ele não se fez de vítima e detonou o show como se estive nos tempos do “bota pra fuder” que o consagrou sob a mesma lona. Um toró e o comício de um candidato da primavera de Praga, ops, carioca, esvaziaram a noite. Parece que a juventude que fecha com Freixo – careta - não fecha com o rock, mas com a (de)cadência da Lapa assombrada por música de gosto duvidoso. E o que Marcelo Nova tem a ver com isso? Nada. Absolutamente nada.

Por isso, com as vestes pretas de sempre, ele subiu no palco disposto a honrar a alcunha mandando, de cara, “Ninguém Vai Sair Vivo Daqui”, ressalto da máxima consumação do rock pelo rock. Não se sabe se a animação da plateia é que atingiu o ex-lider do Camisa de Vênus, ou se foi ele que incendiou o público, mas a vibração parecia a de um Maracanã lotado, tudo por causa do rock. Depois de “Eu Não Matei Joana D’Arc”, Marcelo engata músicas de sua carreira solo e mostra um desprezo lobônico pelos anos 80, ao rejeitar pedidos do público; com pouca gente sob a lona, a coisa ganhou ares de intimidade. “Se a sua vida hoje está pior do que nos anos 80, você é que está muito mal”, bradou para uma incauta.

O trio que acompanha Marcelo Nova é dos bons, e o filho dele, o guitarrista Drake, impinge peso e sola feito um bebê. Em algumas músicas, pai e filho mostram um entrosamento dnático, caso de “A Ferro E Fogo”, cuja longa versão ao vivo é puro rock, e dos bons. Em “Quando Eu Morri”, outro final alongado traz evoluções instrumentais de tirar o fôlego, muito embora Marcelo amaldiçoe os “punheteiros”, numa referência a músicos virtuosos que têm mais técnica do que feeling. Na banda dele, as duas coisas parecem se fundir na medida certa, e o resultado, como atesta o próprio, é bom. “Me desculpe quando a gente se empolga, mas é que a gente é bom pra caralho”, diz, comemorando 32 anos de estrada.

Depois de fazer o show de abertura, Arnaldo Brandão deu uma canja no show de Marcelo Nova

Depois de fazer o show de abertura, Arnaldo Brandão deu uma canja no show de Marcelo Nova

A verve do músico baiano é um de seus maiores trunfos, seja em tiradas entre as músicas, ou em letras impagáveis, como a de “Ela Me Trocou Por Jesus”, quando promete dar um chute na bunda de um Jesus Ricardão. O deboche à religião está também no grande sucesso dele com Raul Seixas, “Pastor João e a Igreja Invisível”, na qual o músico revela ser ele o verdadeiro Padre Marcelo, não “aquele bunda mole da TV”. É essa música, no encerramento, depois de quase duas horas de um empolgante show de rock, que Arnaldo Brandão participa tocando baixo. Marcelo não perde a oportunidade de distribuir “água benta” para fãs que se jogam atrás da dádiva alcançada na beirada do palco. Azar de quem não foi.

Na abertura, Arnaldo Brandão mostrou músicas de sua carreira solo e sucessos que se tornaram hits com outros artistas. Mesmo sofrendo com um público ainda mais reduzido que o de Marcelo Nova, cascudo, não se intimidou, em uma banda sem guitarras e com o tecladista The Alberto segurando as pontas. Brandão compensou muito bem a falta do instrumento em um solo espetacular em “Ideologia”, aquela mesmo de Cazuza. No repertório mais recente, passeia por várias correntes da música, como, aliás, sua carreira é pautada. “O Ano do Dragão” é um rock tenso; “Assistindo TV”, um reggae; e a boa “Dinheiro” tende para o ska. O show termina com a intervenção performática dos poetas Tavinho Paes, parceiro de longa data de Arnaldo, e de Bia Provasi. Boa abertura.

Set list completo Marcelo Nova
1- Ninguém Vai Sair Vivo Daqui
2- Eu Não Mateu Joanna D’Arc
3- Faça a Coisa Certa
4- Hoje
5- Cocaína
6- O Mundo Está Encolhendo
7- Século XXI
8- Bomba Relógio Ambulante
9- Old Man Blues
10- A Ferro e Fogo
11- Quando Eu Morri
12- Ainda Não está Escuro
13- Ela Me Trocou Por Jesus
14- Rock N’Roll
15- Simca Chambord
16- Pastor João e a Igreja Invisível

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. debs em setembro 22, 2012 às 14:58
    #1

    Pobres daqueles que apesar de votarem em Freixo preferem música de gosto duvidoso!

trackbacks

There is 1 blog linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Muito Viva

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado