Últimas Notícias

Fora do Eixo implode Abrafin e cria ‘rede’ de festivais

Nova organização quer reunir 107 eventos, com 6 mil artistas, em 88 cidades

foradoeixoFoi lançada ontem (18/7), pelo movimento Fora do Eixo, a “Rede Brasil de Festivais”, que pretende reunir 107 eventos, com 6 mil artistas, em 88 cidades. A iniciativa, de acordo com um release distribuído à imprensa, tem o “compromisso fundamental de dar sequência a história” dos festivais independentes no Brasil e quer “consolidar o Brasil como a Embaixada Mundial das Redes de Cultura no Mundo”.

Uma arte anexada ao texto mostra a existência de seis braços regionais da Rede: Circuito Mineiro de Ferstivais Independentes, Circuito Paulista de Festivais, Circuito Nordeste de Festivais, Circuito Centro-Oeste de Festivais, Circuito Amazônico de Festivais Independentes e Circuito Sul de Festivais. Não aparece, no documento, quais produtores e/ou festivais estão envolvidos em cada uma dessas “redes”. Para ler a íntegra do texto e saber mais, clique aqui.

Na prática, a “Rede Brasil de Festivais” vai tomar o espaço da Abrafin - Associação Brasileira de Festivais Independentes -, que vem sendo desmontada desde que representantes do Fora do Eixo assumiram a entidade, em janeiro de 2011. A interferência da nova gestão culminou com a crise gerada pela saída de 14 festivais da Abrafin, durante o Congresso Fora do Eixo, em dezembro do ano passado (leia a carta aqui), seguindo o exemplo de outros três, que deixaram a entidade em maio de 2011. A lista inclui festivais históricos da cena independente nacional, como Abril Pro Rock (Recife), Goiânia Noise Festival e Porão do Rock (Brasília). Clique aqui para entender todo o processo.

A “implosão” da Abrafin já havia sido sugerida por um dos dirigentes do Fora do Eixo, em matéria publicada da “Folha de São Paulo”, em fevereiro. “Para Capilé, a forma como os independentes se organizam não funciona mais. Por isso, nos próximos meses, o plano é autoimplodir a entidade para criar a Rede Brasil de Festivais, que ‘deixa de ser associação de classe e passa a ser uma rede’”, dizia do texto, citando o dirigente do Fora do Eixo, Pablo Capilé, publicado na edição de 3 de fevereiro (saiba mais aqui)

Conforme noticiado antes, dirigentes de festivais independentes que deixaram a Abrafin articulam uma nova associação, a FBA - Festivais Brasileiros Associados (saiba mais aqui).

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. Amanda Bacellar em julho 19, 2012 às 11:10
    #1

    Muito bacana a iniciativa! Com certeza essa rede de festivais vai permitir uma circulação muito mais intensa de bandas pelo país. GO INDIES!

  2. Cláudia Márcia Melo em setembro 25, 2014 às 15:12
    #2

    Como fazer para participar dos festivais?

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado