Som na Caixa

Joe Bonamassa/Black Country Communion

Dust Bowl/Black Country Communion/2
(Som Livre)
Publicado na Revista Billboard número 27, de fevereiro de 2012.

bonamassabcctO ótimo “Dust Bowl” marca a estréia no Brasil do guitarrista americano Joe Bonamassa, dez anos depois de ele surgir como a grande promessa da guitarra blues rock, hoje convertida em sólida realidade. Bonamassa mostra que é exímio guitarrista e bom compositor em músicas bem sacadas como a faixa-título e a sensível “The Last Matador Of Bayonne”. O guitarrista ainda tem a manha de pinçar músicas do passado que enriquecem o amplo panorama de referências que faz questão de mostrar. É assim que ele empresta o som cristalino de sua guitarra a “The Meaning Of The Blues”, desencravada das entranhas jazzísticas para ganhar uma dramática e atual releitura que beira o genial. “Heartbreaker”, do repertório do Free, é revitalizada e tem a participação de Glenn Hughes.

A “voz do rock”, que brilhou no Deep Purple, é quem comanda o Black Country Communion, supergrupo que tem Bonamassa, Jason Bonham (sucessor natural das baquetas do Led Zeppelin) e o tecladista Derek Sherinian, revelado no Dream Theater. Em “2”, lançado nove meses após o primeiro disco, a impressão que se tem é que os dois discos, condensados, resultariam numa estreia ainda mais forte. Mesmo assim, músicas como “The Outsider”, uma tentativa de recriar “Burn”, do Purple, e a estonteante “I Can See Your Spirit”, dão o recado do hard rock moderno do grupo, num disco ligeiramente superior ao primeiro. Os dois lançamentos reforçam o cenário revitalizante do “classic rock”, tendência que cada vez mais ganha terreno na música no século 21.

Tags desse texto: , ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Nelson Quintella em junho 1, 2012 às 1:46
    #1

    Acabei de ver o show! Indescritível!!! Atuação impecável! Grandes timbres e performance inesquecível do Joe, sem falar na homenagem ao Led, com direito a solo do batera Jason Bonhan, filho do mestre John Bonhan homenageando-o nesta data importante!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado