Fazendo História

Samba de roqueiro

Nirvana ganha versão marchinha, Beatles vira maracatu e Michael Jackson é lembrado em samba instrumental… três blocos de rua do Rio de Janeiro testam os limites dos ritmos carnavalescos. Publicado na Revista da Gol 119, de fevereiro de 2012. Fotos: Divulgação.

blococruBloco Cru

Apesar do nome, o Bloco Cru é uma banda que toca clássicos de rock, de Nirvana a AC/DC, um ritmo de samba. Fez carreira se apresentando no circuito underground carioca, até descobrir a vocação para as massas, em 2009, quando saiu como bloco no Carnaval. A vocalista Lu Baratz (foto) vê no grupo uma forma de inclusão social dos roqueiros. “Essa galera costumava se sentir excluída e acabou encontrado uma casa carnavalesca”, acredita. A novidade para este ano é “Pira é Natural”, o primeiro “rock-enredo” do grupo, que foi gravado pelo disputado produtor Kassin.
Concentração: 20/2, às 15h, na Praça XV, Centro

Orquestra voadora

Os 15 integrantes da Orquestra Voadora se cruzaram frequentemente durante o Carnaval de 2008 e decidiram fundar o grupo, que toca músicas como “Billie Jean”, de Michael Jackson, e “Miserlou”, tema de Dick Dale que embalou o filme “Pulp Fiction”, em versão samba instrumental. “Nosso ensaio era aberto, junto ao MAM (Museu de Arte Moderna), e começou a chegar uma galera para tocar. No Carnaval de 2009, já tínhamos um bloco”, diz Marcelo Azevedo, que toca surdo.
Concentração: Dia 21/2, às 15h Aterro do Flamengo, junto aos campos de futebol do Flamengo

Bloco do Sargento Pimenta

Durante um Carnaval em que estava devidamente calibrado, esse grupo de amigos começou a cantarolar músicas dos Beatles enquanto um bloco passava ao fundo. Só não poderia imaginar que a mistura funcionaria. E olha que eles nem são profissionais! Em seis meses o Bloco do Sargento Pimenta se formou e foi a sensação no Carnaval do ano passado, ao ser eleito o melhor bloco de rua pela votação popular do jornal “O Globo”. “A demanda foi tão grande que montamos um formato de pocket show para tocar durante o ano”, vibra o percussionista João Felipe. E o repertório, exclusivo dos Fab Four, tem ritmos variados: “All My Loving” ganhou versão marchinha; “Sgt. Pepper’s” vira um maracatu; e “Ob-La-Di Ob-La-Da”, adotado como hino do grupo, ganha versão em português.
Concentração: Dia 20/2, às 15h, no Aterro do Flamengo (altura da MAM), Glória.

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado