Últimas Notícias

Paul McCartney estreia no Nordeste e mantém repertório da turnê

Cerca de 50 mil pessoas lotaram o Estádio do Arruda, no Recife, no show que parou a cidade; ainda há ingressos para a apresentação deste domingo. Foto: Marcos Hermes/Divulgação.

Paul McCartney Recife 2012Aconteceu ontem (21/4), no Estádio do Arruda lotado, no Recife, o primeiro show de Paul McCartney no Nordeste. A apresentação reuniu cerca de 50 mil pessoas e durou em torno de duas horas e meia. No repertório da turnê “On The Run”, em relação ao show de Bogotá, na quinta, uma única músca foi substraída, justamente “Hope Of Deliverence”, que poucas vezes é incluída no set list. Em compensação, músicas que não estavam nos shows da turnê anterior, que passou por Porto Alegre, São Paulo e Rio, se fizeram presentes, como “The Night Before”, “Golden Slumbers” e “Carry That Weight”; veja o set list completo no final do texto.

Das músicas novas, gravadas no novo álbum, “Kisses On The Bottom”, só “My Valentine” foi tocada, como tem acontecido em toda a turnê. O clipe da canção, lançado este mês, estrelando Natalie Portman e Johnny Depp, é exibido no telão. Paul McCartney mostrou a simpatia de sempre, tentando falar em português, embora se mostrasse incomodado com o calor - cerca de 27oC. O músico recebeu cinco fãs no palco, que venceram uma promoção do programa “Fantástico”, da TV Globo.

Os shows de Paul no Recife - hoje ele repete a dose - estão movimentando a cidade, a ponto de todos os hotéis estarem lotados. Segundo a produção do show, quase metade dos bilhetes foram vendidos para os estados vizinhos à Pernambuco. Segundo o levantamento, o eixo Rio-São paulo teria colaborado com apenas 4% dos ingressos vendidos. E Recife recebe ainda, nesse final de semana, a edição de 20 anos do Abril Pro Rock e a turnê atual de Chico Buarque.

Na quinta passada (19/4), um público estimado em 30 mil pessoas compareceu ao Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia (veja como foi) para assistir à apresentação de Paul McCartney. Foi também o primeiro show do Beatle no País, o repertório foi aproximadamente o mesmo quem McCartney vem tocando, com ligeiras alterações, incluindo a apresentação da “rara” “Hope of Deliverance”.

No show de Assunção (veja como foi), outras 30 mil pessoas - na maioria fãs dos Beatles - foram ao Estádio Defensores del Chaco, mas o espetáculo foi assisido em telões e comentado por todo o País, que também recebeu McCartney pela primeira vez na história. O show foi celebrado como um encontro de gerações, famílias e tribos de diferentes segmentos do rock, incluindo hippies, punks e moderninhos de plantão. Simpático, Paul falou algumas palavras não só em espanhol, mas em guarani, língua de origem dos paraguaios, conquistando o público, que vibrava a cada canção.

Em Montevidéu, no Uruguai, no último domingo (veja como foi), mais de 50 mil pessoas compareceram ao mítico Estádio Centenário para ver o início da perna latino americana da turnê. Além dos que viram o espetáculo no estádio, estima-se que outras 10 mil pessoas acompanharam McCartney em um telão montado especialmente para o evento no centro de Montevidéu. O artifício também foi usado em outras cidades, como Rivera e Maldonado, que tiveram telões instalados em estádios de futebol, atraindo bom público.

O roteiro da turnê “On The Run” se assemelha ao dos shows que passaram pelo Brasil em 2010, em São Paulo, e em 2011, no Rio (clique para ver como foi). A banda de Paul McCartney é também a mesma que toca com o músico há 10 anos, com Brian Ray (baixo e guitarra), Rusty Anderson (guitarra), Paul Wix Wickens (teclados) e Abe Laboriel Jr (bateria). Juntos, eles já fizeram mais de 250 shows nesse período.

Para o show deste domingo, no mesmo Arruda, ainda há ingressos disponíveis; veja todos os detalhes aqui. Na próxima quarta, é a vez de Florianópolis receber a turnê de McCartney, no estádio da Ressacada. Na sequência, a turnê segue para o México, onde duas apresentações estão agendadas, nos dias 5 e 8 de maio, respectivamente em Guadalajara e na Cidade do México.

A turnê “On the Run” teve início em julho do ano passado, com uma apresentação no Yankee Stadium, em Nova Yorque, e já passou por algumas cidades nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Emirados Árabes. Veja quais músicas foram tocadas no show de ontem, no Recife:

1- Magical Mystery Tour
2- Junior’s Farm
3- All My Loving
4- Jet
5- Got to Get Into My Life
6- Sing the Changes
7- The Night Before
8- Let Me Roll It
9- Paperback Writer
10- The Long and Winding Road
11- Nineteen Hundred and Eighty Five
12- My Valentine
13- Maybe I’m Amazed
14- Things We Said Today
15- And I Live Her
16- Blackbird
17- Here Today
18- Dance Tonight
19- Mrs. Vandebilt
20- Eleanor Rigby
21- Something
22- Band on the Run
23- Ob-La-Di, Ob-La-Da
24- Back in the USSR
25- I’ve Got a Feeling
26- A Day in the Life
27- Let It Be
28- Live and Let Die
29- Hey Jude
Bis
30- Lady Madonna
31- Day Tripper
32- Get Back
Bis
33- Yesterday
34- Helter Skelter
35- Golden Slumbers
37- Carry That Weight
38- The End

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 4 comentários nesse texto.
  1. John Heinz em abril 23, 2012 às 10:39
    #1

    Marcos, Paul não foi o primeiro Beatle no Nordeste. Ringo Starr esteve aqui no Recife em novembro de 2011.

  2. Marcos Bragatto em abril 23, 2012 às 16:51
    #2

    Ok, John, eu mesmo noticiei isso. Corrigido, obrigado!

  3. Anderson Fernando em abril 23, 2012 às 19:14
    #3

    Marcos, cara não foi o primeiro Beatle e o show deu 60 mil pessoas, 120 mil pessoas nos dois dias.

  4. Matheus em novembro 27, 2014 às 0:45
    #4

    O show do sábado tinha em torno de 40 mil pessoas e o show do domingo umas 16 a 20 mil no máximo.
    Estive também no primeiro de SP que estava lotado e também no primeiro no Engenhão no Rio que estava quase lotado, mas não totalmente.
    Uma amiga comprou ingressos na bilheteria no dia do show.
    A produção informa ingressos esgotados, mas nem sempre esgotam, isso acontece com todos os artistas.
    Mesmo assim o velho Macca consegue grandes públicos em seus shows.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado