Fazendo História

24 Anos de Paralamas em fotos

Matéria sobre o livro de fotos dos Paralamas do Sucesso, lançado em 2007. Publicada na Outracoisa número 20, de maio de 2007. Foto: Reprodução/ internet.

paralamaslivrofotosMaurício Valladares trabalhava na Rádio Fluminense FM quando recebeu a fita demo da banda do irmão do Hermano Vianna. Nascia ali uma parceria entre o Paralamas e o DJ/fotógrafo que dura para sempre, e que tem mais de 250 fotos publicadas neste livro de singular acabamento. Nas legendas, minicomentários de Herbert, Bi e Barone e do empresário José Fortes, azeitados pelo jornalista Arthur Dapieve, que também assina um belo prefácio. As fotos cobrem momentos marcantes como a apresentação consagradora no Rock In Rio de 85, os ensaios de todas as capas dos discos da banda, a inacreditável recuperação de Herbert Vianna após o acidente com o ultraleve em 2001, e a banda tocando como um power trio, no ano passado, na festa “Ronca Ronca”. João Barone larga as baquetas e conta mais:

De quem partiu a ideia de fazer o livro?

Foi uma ideia coletiva, o Maurício é quase dono da nossa memória visual, e em algum momento ele tinha que lançar esse livro. Ficamos esperando ele juntar as condições ideais para fazer do jeito que ele queria e demos o aval. Ele não é um fotógrafo convencional, tem um outro perfil. Atualmente, o único trabalho que ele pega para fotografar é a gente, e isso explica o caráter bem especial desse livro.

Vocês participaram da seleção do material?

Nos últimos três anos, o livro ficou um pouco mais perto de ser concluído e nesse processo pudemos ver boa parte do material que ele tinha separado. Ele tem tudo guardado, e passou um pente fino para chegarmos ao que saiu no livro. As fotos são muito legais, tem momentos especiais e foi uma alegria ver o livro pronto.

Como vocês fizeram as legendas?

Eu, o Bi, o Herbert, o Zé (José Fortes) e o Maurício nos reunimos e fomos olhando as fotos e lembrando. O (Arthur) Dapieve foi dando uma forma para uma legenda mais explícita das fotos. Foi muito bacana, o Herbert também tinha lembranças residuais e foi muito legal lembrar disso junto.

Se você fosse escolher uma foto só, ficaria com qual? Qual te vem à cabeça primeiro?

Aquela da gente se abraçando. O Herbert na cadeira, num show recente. Dá a impressão de ser uma segunda foto, que já tinha saído, em que a gente apareceu no Rock In Rio, em 85, nos abraçando no palco. Um momento em que nós três estamos ali, super felizes, um retrato do momento atual.

Tags desse texto: , ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado