Últimas Notícias

Morrissey consolida repertório na despedida da turnê, em São Paulo

Terceiro show do ex-líder dos Smiths, neste domingo, manteve o set list tocado antes em BH e Rio. Cerca de 8 mil pessoas compareceram à apresentação, transmitida ao vivo. Foto (do show do Rio): Luciano Oliveira.

morrisseyrio2Terminou agora há pouco, na noite deste domingo, em torno das 22h30, o último show da turnê de Morrissey no Brasil. O músico se apresentou no Espaço das Américas, em São Paulo, para um público estimado em 8 mil pessoas, o maior do giro. O repertório foi o mesmo apresentado nos outros shows pelo Brasil, incluindo seis músicas dos Smiths: “Still Ill”, “Meat Is Murder”, “I Know It’s Over”, “There Is A Light That Never Goes Out”, “Please, Please, Please Let Me Get What I Want” e “How Soon Is Now”. Parece que as mudança nos shows anteriores, no Chile e na Argentina, serviram para consolidar este padrão; veja a lista completa das músicas no final do texto.

A exemplo do que aconteceu no show de Belo Horizonte (veja aqui), na quarta, os músicos da banda de Morrissey subiram no palco com a camiseta vermelha com os dizeres os dizeres “Assad is shit” (Assad é uma merda), demonstrando o desprezo pelo presidente sírio Bashar Al Assad, ditador que sustenta um regime opressor naquele país. No Rio, no show de sexta, o modelito foi uma sunga amarela, exceto por um dos guitarristas, que se travestiu de drag queen. Clique aqui para ler a resenha completa do show do Rio.

Simpático, Morrissey distribuiu frases como “São Paulo, I love you” e “You are love”. Em troca, fãs jogaram flores no palco - como nos tempos dos Smiths -, e um deles presenteou o cantor com um LP de capa vermelha, que ele julgou ser do Ramones. A abertura foi - como em toda a turnê - da cantora Kristeen Young. A apresentação foi transmitida ao vivo, pelo site Terra.

Antes da música “Meat Is Murder”, Morrissey voltou a criticar a realeza britânica, na figura do príncipe Harry, que visita o Brasil, como havia feito no show do Rio (leia aqui). Além de dizer que Harry veio ao País pra roubar o dinheiro dos brasileiros, Morrissey foi mais longe, ao traçar um paralelo entre monarquia e ditadura. “Ele veio promover a família real e quer o dinheiro de vocês”, disse o cantor. “Eu digo, por favor, não, não e não. Nunca mais ditaduras”, completou.

Em “Let Me Kiss You”, Morrissey repetiu a cena que arranca gritos da plateia de todos os sexos nos shows da turnê: sacou a camisa, secou o suor e a lançou sobre o público. Depois, foi correndo buscar outra; vá que um golpe de ar resfrie o “maior inglês vivo” justamente no Brasil… No bis, Morrissey fez da bandeira brasileira uma saia e disse não saber o que fazer, “de tão feliz”. Pode apostar que não era só ele.

A turnê de Morrissey pelo Brasil estreou na quarta, em Belo Horizonte, e, na sexta, foi a vez do Rio, quando cerca de 5 mil pessoas lotaram a Fundição Progresso (leia resenha aqui). Antes, no domingo, dia 4, em Buenos Aires, Morrissey fez o último de quatro shows na Argentina, e o que teve o melhor comparecimento de público. Na apresentação de Córdoba, no dia 1o, o cantor manifestou apoio aos argentinos na questão das Ilhas Malvinas (ou Falklands); saiba mais aqui.

No sábado (3/3), Morrissey tocou na cidade de Rosário, mostrando um repertório parecido com o de Buenos Aires. Na terça (28/2), na Arena Maipú, em Mendoza, foram tocadas 19 músicas, também com cinco de sua ex-banda (veja aqui). No dia 26, Morrissey tocou para um público estimado em 14 mil pessoas, um dos maiores dessa turnê até agora, em Santiago, e, antes, no dia 24, estreia aconteceu no Festival de Viña del Mar, também no Chile (veja aqui).

A turnê agora segue para Peru e Colômbia, e, depois, para a perna asiática, incluindo Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Indonésia e Filipinas. Em maio, chega ao Havaí. Abaixo, a lista completa das músicas tocadas no show de hoje, em São Paulo:

1- First Of The Gang To Die
2- You Have Killed Me
3- Black Cloud
4- When Last I Spoke To Carol
5- Alma Matters
6- Still Ill
7- Everyday Is Like Sunday
8- Speedway
9- You’re The One For Me, Fatty
10- I Will See You In Far Off Places
11- Meat Is Murder
12- Ouija Board, Ouija Board
13- I Know It’s Over
14- Let Me Kiss You
15- There Is A Light That Never Goes Out
16- I’m Throwing My Arms Around Paris
17- Please, Please, Please Let Me Get What I Want
18- How Soon Is Now?
Bis
19- One Day Goodbye Will Be Farewell

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado