Bola é Bola Mesmo

Ser vice é legal

Máxima da ‘mentira repetida muitas vezes por muita gente’ esconde que o Flamengo foi mais segundo colocado que o Vasco. E isso é bom.

Aqui no Rio é sempre a mesma coisa. Toda vez que o Vasco chega a uma final e sai derrotado, encarnam nos vascaínos chamando o time de vice-campeão. Ou, simplesmente, vice. Como se fosse ruim chegar em segundo. Vejam que a torcida flamenguista, cujo time foi derrotado pelo próprio Vasco numa das semifinais da Taça Guanabara, na Quarta de Cinzas, tira sarro do time do Vasco, porque este foi derrotado pelo Fluminense, no domingo seguinte. Ora, o Vasco fez melhor campanha, com aproveitamento de 100%, chegou até a final e foi derrotado correndo muito atrás para virar o placar adverso de três a zero. E o Fla tropeçou em tudo o que é pequeno e perdeu para o mesmo Vasco. A torcida do Vascão é que deveria zoar a do Flamengo, não o contrário.

Não sou o tipo mau humorado, curto essa zoação pós rodada; é o que alimenta a doce rivalidade do futebol. Mas esse caso é de boa serventia para explicar como uma mentira contada por muito tempo por uma grande massa soa como verdade para os desinformados. Saibam vocês que o clube com maior número de vices é o Flamengo, 40, contra 35 do Vasco (veja aqui). E esse dado é bom, significa que o Flamengo chegou mais vezes na frente do Vasco. Mas a massa rubro-negra diz – com a chancela da Flapress - que o que o Vasco é vice em tudo. Até da hora de ser o maior vice de todos fica em segundo. Rá!

Outro dia li um colunista dos mais respeitados da Folha tratar o Vasco como eterno Vice. Ou seja, por falta de informação, comprou como verdade a mentira propalada muitas vezes por muita gente. No fundo, no fundo, é o que faz o Flamengo parecer um grande clube, quando nem sempre é assim. Repete-se a mentira demasiadas vezes, com o apoio - repito – da Flapress e se estabelece a falsa verdade. Volta e meia recebo um e-mail da alguém da chamada “torcida arco-íris” (anti-rubro-negros) desmistificando várias questões acerca de todas as conquistas do Flamengo. De um modo exagerado, uma conversa de um filho em dúvida se deve ou não torcer pelo time do pai, faz cair cada um desses mitos. Esse texto já foi postado aqui nos comentários, mas reprovei a publicação para evitar acirramentos desnecessários.

Como tudo na internet – ainda mais em um e-mail do tipo spam – é preciso levantar dúvida e depois apurar. Nesse texto, deve haver muitos erros para detonar o Mengão, mas há de se ter muitas dessas mentiras que viraram verdades pra vender jornal e encher a massa de uma auto-estima que ela só encontra no futebol, tantas vezes chamado de “o ópio do povo”. Mas por que não fazer essa apuração com o mínimo de isenção? Cadê nossa imprensa investigativa esportiva? Ainda mais hoje que há blogs de esporte com assuntos os mais variados. De repente, embora seja mais vice que o Vasco, o Flamengo não tenha tantas virtudes assim. Ou talvez as tenha e ponto final.

Até a próxima que o Quase Gol do Botafogo agora virou frasista!!!

Comentários enviados

Existem 5 comentários nesse texto.
  1. João em março 6, 2012 às 14:33
    #1

    Recalque puro do menino. Procura um psicólogo pra tratamento.

  2. Brian em março 11, 2012 às 0:46
    #2

    Disse Tudo. Essa torcida do “Fra” e essa imprensa podre tentam denegrir o Gigante a todo custo. Nós nascemos para lutar contra tudo e todos desde 1898. Saudações Cruzmaltinas.

  3. Kim em abril 30, 2012 às 23:58
    #3

    Vasco, gigante?? A tá!

  4. Wesley Silas em maio 18, 2012 às 17:22
    #4

    Sou rubronegro, Flanático, mas, respeito opiniões. O Fla tem sim mais vices que o Vasco, mas tem muito mais títulos também. E também mais problemas.

  5. Brian em junho 17, 2012 às 2:01
    #5

    “O Fla tem sim mais vices que o Vasco, mas tem muito mais títulos também.”

    Mais uma piada.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado