Últimas Notícias

Abrafin: festivais dissidentes vão formar nova associação

Grupo não quer interferência do Fora do Eixo

Os festivais independentes que se desligaram da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) vão fundar uma nova associação. Foi o que apurou a reportagem do jornal “Diário de Pernambuco”, em matéria publicada nesta quinta (22/12). “Acho fundamental que a gente se organize”, disse Lu Araújo, produtora do festival Mimo, que acontece anualmente em Olinda, à reportagem do “Diário”. “É importante compartilhar ideias e pensar nos rumos da cultura. Ainda estamos conversando com as pessoas para organizar um caminho”, concluiu.

A produtora oficializou ontem (21/12) a saída da entidade, depois que um dirigente do “movimento” Fora do Eixo fez duras críticas ao estado de Pernambuco (veja o vídeo aqui). O Mimo era o último festival do estado que ainda estava filiado à Abrafin, que tem na presidência Talles Lopes, representante do Fora do Eixo. A interferência desses coletivos na entidade foi o principal motivo da debandada dos festivais, noticiada em primeira mão pelo Rock em Geral.

A crise se instalou na quarta, dia 14, quando, durante o Congresso Fora do Eixo, que era realizado em São Paulo, 13 festivais pediram a desfiliação da Abrafin (leia a carta aqui), seguindo o exemplo de outros três, que deixaram a entidade em maio. Embora a presidência da Abrafin não tenha se posicionado oficialmente, um “debate” foi realizado no domingo (18/12), durante o qual o dirigente detonou alguns dos festivais dissidentes, em especial os pernambucanos.

Ao todo, 17 festivais deixaram a Abrafin desde que o representante do Fora do Eixo assumiu a presidência. São eles: Porão do Rock (Brasília), Eletrônica (Belo Horizonte) e Porto Musical (Recife), que saíram em junho; o chamado “Grupo dos 13″, formado por Goiânia Noise Festival, Abril Pro Rock (Recife), Casarão (Porto Velho), Psycho Carnival (Curitiba), DemoSul (Londrina), 53 HC (Belo Horizonte), PMW (Palmas), RecBeat (Recife), Mada (Natal), El Mapa de Todos (Brasília), Campeonato Mineiro de Surf (Belo Horizonte), Gig Rock (Porto Alegre) e Tendencies Rock (Palmas); e o Mimo, que anunciou a desfiliação ontem.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Jeová Guimarães em dezembro 22, 2011 às 11:36
    #1

    Politicagem!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado