O Homem Baile

Promessa cumprida

Duff McKagan ignora cancelamentos precipitados e Loaded faz o maior show da turnê brasileira no Rio. Fotos: Luciano Oliveira.

Duff McKagan avisou no twitter que não cancelaria o show do Rio e aí está ele, no palco do Vivo Rio

Duff McKagan avisou no twitter que não cancelaria o show do Rio e aí está ele, no palco do Vivo Rio

Foram apenas quatro shows do Loaded no Brasil, e o último deles, no Rio, na última sexta, 18, quase não acontece. Na verdade, o Vivo Rio anunciou, dois dias antes, que a apresentação estava cancelada. No twitter, Duff McKagan insistiu que não, o show iria acontecer, e, na véspera, a casa de shows teve que “reconfirmar” o grupo. Quando o show começou, o motivo foi escancarado: menos de 300 pessoas compareceram. Todas eufóricas pelo clima “eu ajudei para que o show acontecesse”, reforçado pelo agradecimento do próprio Duff aos fãs que “agitaram as redes sociais” contra o cancelamento. Nunca se viu, na curta história do Vivo Rio, tamanho deserto.

O guitarrista Mike Squires, grande fã de Rush

O guitarrista Mike Squires, grande fã de Rush

Tanto que o clima do show chegou a ser íntimo, com o grupo, em princípio, seguindo o repertório padrão da turnê. As coisas começaram a mudar quando, entre “Sick” e “Cocaine”, Duff convocou o empresário para fazer uma jam, e o gordinho levou o riff de “Monkey Business”, do Skid Row, revelando sua verdadeira identidade: era o guitarrista Dave “The Snake” Sabo em pessoa! Antes, chamou a atenção a inclusão do cover para “Good News”, do Neurotic Outsiders, e a participação do público em “Seattlehead”, mais pesada e com o som da casa estourando os tímpanos.

“So Fine” foi a primeira do Guns N’Roses a ser tocada e parecia mais lenta em relação ao show do SWU, na segunda (veja como foi). O que o público tinha de pequeno tinha também de animação. Em determinado momento Duff parou o show para avisar que teria palheta para todo mundo, mas só no final, senão como ele poderia continuar tocando? Outra novidade no set foi “You Can’t Put Your Arms Around A Memory”, de Johnny Thunders, numa versão “acústica”, mas com os instrumentos plugados, só que tocados de mansinho. O final, emendado com um trecho de “Patience”, leva o público ao deliro. Foi a única vez em que a música foi citada na turnê pelo Brasil, e Duff manteve a postura de só tocar músicas do Guns que ele tenha, no mínimo, ajudado a compor

Duff canta em show vazio, mas bastante animado

Duff canta em show vazio, mas bastante animado

A porrada “Lords of Abbadon”, com o som no talo, agradou como no SWU, só que com o público enlouquecido na beirada do palco. Ali na frente, naquele meio metrinho, parecia show do Guns N’Roses no Ritz de Nova York, no final dos anos 80, dada a animação do platéia. Não é à toa que Duff comparou o público brasileiro, em entrevista (leia aqui), com os tempos da beatlemania. O bis vem com “Attitude”, somzão do Misfits, mais conhecida pela versão do Loaded, ao menos ali no pit; e “Dust N’Bones” e “It’s So Easy”, outras duas do Guns, num ótimo encerramento. Cantar “It’s So Easy” no álbum de estréia do grupo – diga-se – é de longe a melhor coisa de Duff McKagan já fez. A música será para todo o sempre “a cara dele”, dentro e fora do Guns. Cancelamento? Quem falou?

Set list completo:

1- Executioners Song
2- We Win
3- Sleaze Factory
4- Dead Skin
5- Dark Days
6- Seattlehead
7- New Rose
8- Good News
9- Sick
10- Cocaine
11- So Fine
12- You Can’t Put Your Arms Around A Memory
13- Patience
14- Wasted Heart
15- Your Name
16- Lords of Abbadon
Bis
17- Attitude
18- Dust N’ Bones
19- It’s So Easy

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 4 comentários nesse texto.
  1. EdersonOliveira em novembro 21, 2011 às 17:21
    #1

    Catarse coletiva num show quase particular.
    Era como se a banda soubesse quem era cada um dos presentes e fosse uma festa entre amigos. E realmente era.
    Arrepiado de ler, Duff mostrou à que veio.

  2. Rowse em novembro 21, 2011 às 17:29
    #2

    Captou exatamente o clima e tudo mais! Mais um pro halll de shows inesquecíveis!

  3. Fat John em novembro 21, 2011 às 17:31
    #3

    Bragatto se empolgou com It’s So Easy chegando a dar uns pulinhos!! hehehe!!

  4. PANAMA em novembro 25, 2011 às 20:24
    #4

    Tanto no SWU quanto no Vivo Rio, foi New Rose, do The Damned que impressionou meus ouvidos.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado