Últimas Notícias

Pearl Jam faz show mais longo da turnê no Rio

Grupo tocou durante duas horas e quarenta em espetáculo marcado por forte emoção, numa Praça da Apoteose lotada. Foto: Luciano Oliveira.

pearljam11rioTerminou depois das 23h de domingo (6/11) o terceiro show da turnê comemorativa de 20 anos do Pearl Jam no Brasil. O grupo tocou por cerca de duas horas e quarenta minutos para uma Praça da Apoteose lotada - todos os 35 mil ingressos foram vendidos com boa antecedência. A apresentação do Rio é, até agora, a maior da perna brasileira do giro, que teve dois shows em São Paulo, na quinta e na sexta da semana passada.

Ao todo, foram tocadas 30 múscas, incluindo hits do marcante álbum de estreia, “Ten”, como “Black”, “Even Flow”, Jeremy” e Alive”, que dificilmente são tocadas, juntas, numa mesma noite; e ainda um cover extraordinário para “Mother”, do Pink Floyd. Por conta disso, o segundo bis, depois de um primeiro com nada menos que sete músicas, foi marcado por forte emoção. O Pearl Jam voltou a homenagear Johnny Ramone, com a dobradinha “Come Back” (deles mesmos) e “I Believe In Miracles”, do Ramones, repetindo o atifício do show de sexta, em São Paulo.

O repertório foi uma espécie de “best of” das duas apresentações anteriores, mas a combinação das 30 canções resultou num tempo de show maior. Só a sequência “Alive”/”Rockin’ in the Free World”, no final, teve quase meia hora de duração. A noite começou com um atraso 30 minutos, e o show de abertura voltou a ser feito pela banda punk X, na ativa há 35 anos, que aqueceu o público durante 40 minutos.

A noite também foi marcada pela interação entre público e banda, fosse nos balões lançado ao ar em “Black”; nos braços erguidos em coreografia ensaiada, em muitos momentos; ou em côros puxados em diversas músicas. Eddie Vedder, no comando da festa, respondia com uma extraordinária presença de palco, e com várias “falas”, lidas de uma cola, entre uma e outra música.

No show de quinta, em São paulo, dois covers foram destaque, um em cada bis: “I Believe In Miracles”, do Ramones, e “Rockin’ in the Free World”, do ancestral Neil Young, que fechou a noite. Ao todo, foram tocadas 26 músicas. Já na apresentação de sábado, também em São Paulo, o Pearl Jam tocou 30 músicas, em 2h15, para 68 mil pessoas, o que deve ser o maior público essa turnê.

Agora, a turnê comemorativa dos 20 anos do Pearl Jam segue para Curitiba, onde o grupo se apresenta no Estádio do Paraná Clube, na quarta, dia 9; e termina em Porto Alegre, no Estádio Zequinha, na sexta, dia 11 - saiba tudo aqui. Veja abaixo o set list completo do show deste domingo, no Rio, e clique aqui para ler a resenha completa:

1- Unthought Known
2- Last Exit
3- Blood
4- Corduroy
5- Given To Fly
6- Nothingman
7- Faithfull ok
8- Even Flow
9- Daughter
10- Habit
11- Immortality
12- The Fixer
13- Got Some
14- Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
15- Why Go
16- Rearviewmirror
Bis
17- Just Breathe
18- Come Back
19- I Believe In Miracles
20- State Of Love And Trust
21- Of The Earth
22- Do The Evolution
23- Jeremy
Bis
24- Mother
25- Better Man
26- Black
27- Alive
28- Rockin’ in the Free World
29- Indifference
30- Yellow Ledbetter

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 10 comentários nesse texto.
  1. Roberta em novembro 7, 2011 às 1:11
    #1

    Show maravilhoso! Demais, Pearl Jam!!! Demoraram para voltar, mas sempre vale muito a pena! Sempre faltará uma musica e outra, mas eles teriam e tocar umas 4h pra conseguir tocar tudo! Muito bom, que não demorem para voltar!!!

  2. Maria da Graça Barros da Silva em novembro 7, 2011 às 3:02
    #2

    Foi o melhor show da minha vida. Já assisti a muitos shows mais nada comparável ao show do Pearl Jam. Solos inacreditáveis,
    Eddie Vedder deslumbrante e fofo como sempre, soltando aquela voz divina e a galera presente compartilhando em todos os momentos. Cariocas amam rock, quem diz que não é louco. Come Back Pearl Jam, queremos mais, se tocassem até de manhã, seria tudo de bom. Obrigada por ter nos considerados “the best”. The Best são vocês. Foram perfetos do início ao fim. Nós cariocas agradecemos de todo o coraçao.

  3. Maxwell em novembro 7, 2011 às 8:19
    #3

    Simplesmente espetacular! Eu achei que seria muito difícil eles superarem o show feito em 2005 (que por sinal já tinha sido maravilhoso) mas eles conseguiram! Um set list perfeito, com um Pearl Jam muito enérgico e muito carismático! Obrigado Eddie, Jeff, Mike, Stone e Matt!

  4. Carina Lima em novembro 7, 2011 às 8:25
    #4

    Gente, foi D+, foi muito lindo, emocionante, o show da minha vida… Eles tocaram as quatro músicas que eu queria ouvir, em Nothingman meus olhos se encheram d’água… Que eles voltem o mais rápido possível!
    Pearl Jam Forever ♥

  5. Vicente Paes em novembro 7, 2011 às 9:02
    #5

    O show de ontem foi sacanagem. Fantástico!!!
    Um set list a altura do Pearl Jam, de respeito e um público totalmente ativo. Obrigado, meu caro, por nos considerar como “the best”, e olha que eu falei para você elogiar bastante quando estávamos no show. Ahahaha uma pequena brincadeira que virou verdade. Parabéns pela coluna escrita.
    Um forte Abraço!

  6. Renato Santos em novembro 7, 2011 às 10:50
    #6

    Se os shows do PJ são imprevisíveis, esse foi o mais imprevisível de todos… show digno da melhor banda pro melhor público dessa turnê…
    35mil? Tá louco! Tinha muito mais que o show de 2005, que tinha 40 mil pessoas. Esse ano chegou perto dos 50 mil. Tinha gente vendo show lá da pista onde ficavam as roletas…

  7. Marcos Bragatto em novembro 7, 2011 às 11:05
    #7

    Só foram vendidos 35 mil ingressos, Renato.

  8. Rowse em novembro 7, 2011 às 12:24
    #8

    Um dos shows mais fantásticos que vi e um dos públicos mais incríveis! Quem não viu, senta e chora! Esse tá marcado na história!

  9. Rowse em novembro 7, 2011 às 12:25
    #9

    Para quem está falando que teve mais de 35 mil, acredito piamente. Parece que venderam mais que a capacidade do local! Nunca vi a Praça da Apoteose tão abarrotada de gente! Detalhe triste: aumentaram e muito o espaço da Pista Premium. Daqui a pouco ela será a metade da pista comum.

  10. DiCastro em novembro 8, 2011 às 15:11
    #10

    Simplesmente fantástico, difícil qualquer outro show superar. Demais! Nota 1000000000000000!!!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado