Som na Caixa

Pink Floyd

The Dark Side of the Moon
Experience Edition
(EMI)

pinkfloyddarksideA íntegra de um álbum clássico de determinado artista, tocada ao vivo, hoje, soa como homenagem ou até uma forma de manter vivo o legado. Mais de um ano após o lançamento do genial “The Dark Side Of The Moon”, no entanto, o Pink Floyd tocava o disco inteirinho, e é um desses shows, gravado em Londres, no final de 1974, o grande presente desse relançamento especial. Não chega a ser uma novidade para os fãs mais dedicados, em cujas mãos circulam bootlegs de apresentações como esta desde a década de 70, mas dificilmente essas gravações têm a qualidade cristalina no CD extra dessa “Experience Edition”.

No palco, a formação clássica do Pink Floyd – com David Gilmour e Roger Waters de bem – o grupo reproduz com certa fidelidade, mas com um “quê” de improviso, a obra-prima criada meses antes. Os sensacionais vocais de Clare Torry, da versão original de “The Greast Gig In The Sky”, por exemplo, se transformam num duelo entre outras cantoras, Venetta Fields e Carlena Williams (dupla conhecida como The Blackberries), que faziam os backing vocals nas apresentações da época. Antes de a música terminar, já se ouve o tilintar das moedinhas, anunciando o início de “Money”, que abria o labo B do vinil original. É nela (e ainda na seguinte, “Us And Them”) que o outro convidado, o saxofonista Dick Parry, aparece. Fora isso é tudo feito pelo quarteto, que tinha ainda Nick Manson e Richard Wright.

Considerando os recursos técnicos existentes na época – e lá se vão 37 anos – a gravação é de uma riqueza cristalina e extraordinária. O solo quase dedilhado de Gilmour em “Money” é de uma limpidez tão grade que parece ter sido registrado anteontem, num estúdio digital de trocentos canais. Não por acaso a música, ao vivo, ganha mais de dois minutos de deliciosa extensão. Ao todo, o disco com o repertório ao vivo tem cerca de 12 minutos a mais, um verdadeiro deleite, sobretudo para os fãs de rock progressivo. “Any Colour You Like” é outra em que David Gilmour viaja, dessa vez em companhia do teclado de Rick Wright.

Consta que nos shows em que essa gravação foi feita – quatro datas seguidas no Empire Pool (hoje transformada na Wembley Arena), em Londres, além da íntegra do “Dark Side”, a banda tocava trechos de “Shine On You Crazy Diamond”, que só teria registro definitivo no álbum “Wish You Were Here”, lançado no ano seguinte, além de esboços do que seriam faixas do álbum “Animals”, que só seria gravado em 1977 – dá pra acreditar? E o bis era com a não menos sensacional “Echos”, o que já deixa os ouvidos aguçados para uma nova versão desse ex-bootleg, com a íntegra de um dos shows. Afinal, faz sentido que toda a apresentação tenha sido gravada.

A versão “Experience” para o álbum em si, que está no primeiro CD, também é dotada de grande clareza, mas não fica atrás da lançada em 2003, no aniversário de 30 anos do lançamento do álbum original. De nada adianta, porém, colocar o CD no computador ou comprimir tudo para escutar em iPhones da vida. Esse disco é para escutar em aparelho de som de verdade, com controle de graves e agudos, como nos bons tempos em que se perseguia a qualidade do som, não a quantidade – os fãs do Floyd vão entender.

Assim como toda a série de relançamentos da discografia do Pink Floyd, foi masterizado por James Guthrie, que desde 1978 trabalha com a banda e com Roger Waters e David Gilmour, separadamente em suas carreiras solo. Curiosamente, no disco 2 é Andy Jackson o responsável pela masterização. O encarte tem fotos dos integrantes (não inéditas, mas com melhor resolução) e imagens criadas a partir do famoso prisma da capa, além de todas as letras das músicas.

Veja também: Todos os detalhes do relançamento da discografia completa do Pink Floyd

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. alcindo barros c. junior em novembro 4, 2012 às 6:55
    #1

    Pink Floyd para min é a melhor manda de rock que faz a cabeça, quem gosta de rock lava a alma.

  2. elisangela ferreira em outubro 28, 2013 às 19:10
    #2

    Sem dúvida um dos melhores álbuns de rock`n`roll de todos os tempos.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado