Fazendo História

Trauma superado

Com novo álbum, Dream Theater deixa para trás a saída do baterista fundador e estreia novo integrante. Publicado na Billboard Brasil número 23, de setembro de 2011. Foto: Divulgação.

dreamtheaterHá cerca de um ano parecia o fim da linha para o Dream Theater. O membro fundador e influente baterista Mike Portnoy, de uma hora para outra, deixou o grupo. Os fãs ficaram inconsoláveis. “Foi totalmente inesperado, difícil de imaginar, porque ele era o baterista desde o começo. Mas nós queríamos continuar fazendo música, não havia dúvida”, conta o tecladista Jordan Rudess, por telefone. De certa forma, é ele quem está ocupando o lugar de Portnoy como líder da banda. Nas baquetas, o escolhido é Mike Mangini (Annihilator, Steve Vai), vencedor de um processo de seleção com outros seis candidatos, realizado numa espécie de reality show transmitido na internet. “Mike Mangini foi muito bem, musicalmente e em todos os aspectos, ele realmente queria a vaga e estava com a vida profissional direcionada para isso”, explica Rudess.

Águas passadas, o grupo está lançando o novo álbum, não por acaso intitulado “A Dramatic Turn Of Events”, algo como “reviravolta dramática”, que, no entanto, é musicalmente sem riscos. “Não era a hora de mudar”, admite Rudess. “Não queríamos que as pessoas pensassem ‘ah, eles perderam o Portnoy e a música deles ficou diferente’”. As nove músicas do disco foram compostas basicamente por Rudess e pelo guitarrista John Petrucci, que também assina produção, com a companhia de uma bateria eletrônica. “Só depois o Mike Mangini gravou a parte dele, em cima do que tínhamos. Ele e o Petrucci definiram o que era bom colocar de bateria”, explica o tecladista.

Além do CD padrão, uma versão especial do álbum traz outro disquinho com as versões instrumentais das músicas, todo o material em vinil e outros babilaques. Já o tal reality show com os sete bateristas dever ser lançado num DVD. Mesmo antes de o disco sair, com apenas uma música lançada na internet (“On The Back Of Angels”), o grupo aproveitou os festivais de verão europeus para fazer uma espécie de turnê de apresentação do novo integrante. “É um momento muito positivo, estamos numa turnê divertida, o público está tendo uma reação muito boa ao Mike Mangini”, celebra o tecladista, que garante que o grupo volta o Brasil logo, logo. “Ainda não tenho datas, mas vai ser este ano, nessa turnê”. Em tempo: três meses depois de jogar a tolha Portnoy pediu a vaga de volta e foi barrado.

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado