O Homem Baile

Sonho realizado

Na amostra da nova turnê, Coldplay toca seis músicas novas em belo espetáculo visual no Rock In Rio. Fotos: Luciano Oliveira (1, 3 e 4) e Rodrigo Esper/Divulgação (2)

O guitarrista Jon Buckland e o vocalista Chris Martin se divertem no palco do Rock In Rio

O guitarrista Jon Buckland e o vocalista Chris Martin se divertem no palco do Rock In Rio

O novo álbum do Coldplay, “Mylo Xyloto”, ainda não foi lançado, tampouco a turnê subsequente começou, mas o grupo vem mostrando as novas músicas pouco a pouco. Ontem, no encerramento da noite de sábado do Rock In Rio, foram seis, entre 14 do disco, que sai no final do mês. Ou seja, quase metade do repertório já é de domínio público. “Every Teardrop is a Waterfall”, por exemplo, soa como velha conhecida da platéia e é tratada como sucesso, sendo tocada no encerramento do show, depois de muita cantoria e um espetáculo visual de impressionar.

Chris Martin 'picha' coração na palavra 'Rio'

Chris Martin 'picha' coração na palavra 'Rio'

Os artifícios usados pelo Coldplay nessa turnê são basicamente os mesmos da anterior, que passou pelo Brasil ao apagar das luzes no início de 2010. Raios lasers rasantes, muita luz, muita cor, confetes em formato de borboletas que voam sobre os espectadores, mais cores, fumaça e fogos de artifícios e muito mais cor. Só que o grupo roteiriza muito bem a apresentação, resultando num show renovado e preparado para grandes arenas. O Coldplay é um dos poucos a utilizar as torres intermediárias, lá no meio do público, para o posicionamento de efeitos visuais, o que, de certa forma, dá uma inusitada intimidade ao show.

“Facinho”, o vocalista Chris Martin está em estado de graça, ao realizar o sonho de tocar no Rock In Rio, inspirado em Michael Stipe, do R.E.M.ele mesmo disse isso. Se esforça para falar num um português meio lido, meio no improviso; “picha” um coração que substitui a letra “o” na palavra “Rio”, no cenário (já na terceira da noite, “In My Place”); e aparece no bis com uma camiseta com o nome da cidade em letras garrafais. No final de “Lost!”, sentado, ao piano, faz uma citação à “Mais Que Nada” (aquela do “samba que é misto de maracatu”), de Jorge Benjor, cantando um dos versos. Música que, redescoberta por DJs em todo o mundo, é praticamente um Hino Nacional pop dos nossos tempos. Então, ganhou ou não ganhou o público?

Chris Martin em meio às borboletas coloridas

Chris Martin em meio às borboletas coloridas

Nem precisava. Até “Paradise”, o single mais recente, lançado há menos de um mês, é cantado pelo público. A música é uma das melhores entre as novas, e mostra que, se em festivais de grande porte como o Rock In Rio, a plateia nem sempre é composta só de fãs, este não é absolutamente o caso do Coldplay. Ao misturar as músicas novas com os highlights da turnê anterior, o repertório, às vezes, também se revela irregular. “Major Minus”, uma delas, é bem fraquinha, e a acústica “Us Against the World”, apresentada por Martin como “uma forma de entendimento entre povos que na falam a mesma língua, através da música”, é de um flagrante anticlímax. Além da brasilidade, Chris Martin presta homenagem à cantora Amy Winehouse, notória usuária de drogas, que morreu há pouco tempo, cantando trechos do hit “Rehab”. Fica a dúvida: teria o vocalista manchado o propalado bom-mocismo com, no mínimo, um baseado?

Mas o grande senão do show é que o Coldplay, já cascudo, e com integrantes de aspecto jovial, toca por apenas uma hora e vinte minutos, praticamente ignorando um ótimo álbum como “X&Y” – dele, só “Fix You”, no bis, entrou no repertório. Mesmo o anterior, “Viva La Vida or Death And All His Friends”, é subaproveitado. A interação público/banda é de uma empatia comovente e atinge níveis altíssimos em “In My Place”; na amarelíssima “Yellow”, a tal do confete de borboletas; e, sobretudo, em “Viva la Vida”, cujo refrão cantarolado vai continuar ecoando na Cidade do Rock e nas cabeças de umas 100 mil pessoas por muitos e muitos anos.

O vocalista vibra com a passagem pelo Rock In Rio

O vocalista vibra com a passagem pelo Rock In Rio

Set list completo:

1- Mylo Xyloto
2- Hurts Like Heaven
3- Yellow
4- In My Place
5- Major Minus
6- Paradise
7- Lost!
8- Violet Hill
9- God Put A Smile Upon Your Face
10- The Scientist
11- Us Against the World
12- Politik
13- Viva La Vida
14- Charlie Brown
15- Life Is For Living
Bis
16- Clocks
17- Fix You
18- Every Teardrop is a Waterfall

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. Rayra em outubro 2, 2011 às 16:06
    #1

    O show foi maravilhoso! Críticos podem criticar o quanto quiserem… Coldplay sempre será Coldplay! Viva a diversidade, principalmente a músical! Que chata seria a vida se todos fossem iguais, gostassem e fizessem as mesmas coisas… seríamos robôs e não humanos. Vida longa a humanidade!

  2. Diego Matias em outubro 2, 2011 às 22:47
    #2

    Música pra mulher.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado