O Homem Baile

Dever cumprido

Frejat faz show especial com retrospectiva da carreira e satisfaz público no Rock In Rio. Foto: David Zoega/Divulgação.

frejatrir11Disposto a agradar ao público de rock, Roberto Frejat adentrou o Palco Mundo na abertura do Rock In Rio, neste sábado, tocando um riff de guitarra em alto volume e solando como se não houvesse amanhã. Era “Exagerado”, música que consagrou o início da carreira solo de Cazuza, ainda na década de 1980, numa versão pesada. Embora o show faça parte da turnê “A Tal da Felicidade”, na qual o músico atua mais como intérprete, para o show do Rock In Rio Frejat preparou uma balanço da carreira, incluindo rocks dos tempos do Barão Vermelho; um bloco soul, identificado com a Midnight Blues Band, banda paralela que tinha com os integrantes do próprio Barão e de outros amigos; e o lado romântico aflorado com o passar do tempo.

Frejat só não é um invicto nas edições do Rock In Rio no Brasil porque em 1991 o Barão Vermelho deixou a vaga para o Hanoi Hanoi, alegando problemas de passagem de som. Mas essa é a primeira vez da carreira solo do guitarrista e o apanhado da carreira pareceu bem apropriado. Em “Segredos”, uma das suas, Frejat se emociona com a resposta da plateia. A emoção também aflora quando ele anuncia filho Rafael, que já havia participado de uma faixa do disco mais recente, “Intimidade Entre Estranhos”, de 2008, para tocar em “Malandragem”, famosa na voz de Cassia Eller. A versão escolhida é do “Acústico MTV”, e o “Frejazinho” até que sai bem, solando feito gente grande. Oxalá o menino se vire sozinho, sem precisar de empurrõezinhos desse tipo.

O bloco “soul brasileiro”, na primeira parte, é basicamente uma homenagem à Tim Maia, exceto pela a inclusão de “Caleidoscópio”, do Paralamas, repaginada para caber na proposta. É o que reforça a impressão de um show cover, feito para sacudir o público, que inclui ainda “Bete Balanço” e “Ainda é Cedo”, da Legião Urbana. Nas músicas da carreira solo, é reforçado o clima de romantismo na plateia, que curte músicas lentas – quase baladas – como “Amor Pra Recomeçar” e “Por Você”. Difícil é entender o figurino de terninhos retrôs que o grupo usa. A banda tem outros dois Barões, Maurício Barros, nos teclados, e Peninha, na percussão, e ainda o guitarrista Billy Brandão.

Com um repertório desses, Frejat sai do palco com a sensação de dever cumprido, dada resposta do público. Resta saber se o show de hoje é apenas um episódio isolado, ou se ele ainda terá a iniciativa de seguir compondo e gravando novos álbuns. Porque o mercado de covers – até pela sua história no rock nacional – é tentador.

Set list completo:

1- Exagerado
2- Você Não Entende Nada
3- Por Que a Gente é Assim
4- Medley soul brasileiro (Não Vou Ficar/Caleidoscópio/Réu Confesso/Você)
5- Segredos
6- Malandragem
7- Amor Pra Recomeçar
8- Por Você
9- Ainda é Cedo
10- Bete Balanço
11- Puro Êxtase

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado