O Homem Baile

Rock In Rio: Marcelo D2 faz barulho

Rapper foi o encarregado da abertura nesta sexta no festival, e mandou um repertório de 15 músicas sem intervalos. Foto: Luciano Oliveira.

marcelod2rir11Coube ao rapper Marcelo D2 abrir uma das noites de programação mais confusa do Rock In Rio. De cara, D2 apresentou, de improviso, o próprio currículo, incluindo a citação ao eterno amigo Skank e ao Planet Hemp, sem esse papo de “sem droga nenhuma”, claro. Tal qual Neil Young em 2001, D2 reduz o palcão do festival centalizando sua banda num espaço de palco de Garage, que ele tão bem conhece. Usando o bordão “vamos fazer barulho”, ele emenda todas as músicas do repertório, sem dar trégua para o blalablá.

Embora mostre a bem sacada mistura de rap com samba, malandro, D2 usa os clichês do rock a seu favor. Na parte final do show, que durou cerca de 50 minutos, o parceiro Fernandinho Beat Box manda riffs de guitarra de clássicos como “Sunday Bloody Sunday”, do U2; “Seven Nation Army”, do White Stripes; e “We Will Rock You”, do Queen. Em várias músicas há o salutar acompanhamento da guitarra, como em “Gueto”, por exemplo. Em “Eu Já Sabia”, o filho Stephan dá uma palhinha, junto com Helio Bentes, do Ponto de Equliíbrio.

D2 sobe no palco com um colete bordado com o logotipo do Ramones e domina a plateia como poucos, fruto de muitas horas de palco - segundo ele, já “levou o rap brasileiro para 24 países”. Durante o show, a plateia - das mais sortidas, diga-se - responde partcipando em todas as músicas. Entre as mais conhecidas, estão “Qual é”, que fechou o show; “Mantenha o Respeito”, numa versão um pouco diferente; e “A Procura da Batida Perfeita”.

Set list completo:

1-Vai Vendo
2- A Maldição do Samba
3- A Procura da Batida Perfeita
4- A Arte do Barulho
5- Gueto
6- Desabafo
7- 1967
8- Eu Tive Um Sonho
9-Pode Acreditar
10- Oquêcêqué?
11- Profissão MC
12- Eu Já Sabia
13- Mantenha o Respeito
14- CB Sangue Bom
15- Qual é

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado