O Homem Baile

Lacuna preenchida

Ed Motta reúne cinco guitarristas no Palco Sunset, do Rock in Rio, e toca repertório pouco óbvio, calcado no classic rock, quase ausente no festival. Foto: Luciano Oliveira.

Andreas Kisser e Ed Motta vibram em show com repertório de classic rock: começou o festival

Andreas Kisser e Ed Motta vibram em show com repertório de classic rock: começou o festival

O que faltou na programação principal do Rock In Rio – quem diria - sobrou no show que a banda liderada por Ed Motta fez ontem (23/9) no Palco Sunset. Com um repertório de classic rock, o grupo, com nada menos que cinco guitarristas no palco, deu verdadeiramente início ao que pode ser chamado de festival de rock, ainda que, no fim das contas, tenha sido um show cover.

Além do afamado guitarrista português Rui Veloso, e de Andreas Kisser (Sepultura), que tinham os nomes na banda, outros três guitarrista estavam no palco, entre eles Paulinho Guitarra (veterano do rock nacional) e Otávio Rocha, da formação clássica do Blues Etílicos. A pressão foi sentida logo no início, quando Andreas comandou o peso em “Burn” e Otávio Rocha enfiou uma inusitada slide guitar (aquele efeito do dedal metálico) na versão igualmente pesada do clássico do Deep Purple. Ed Motta, que não é bobo nem nada, adaptou o jeito de cantar e fez muito bem as duas partes, de David Coverdale (mais grave) e de Glenn Hugues, a aguda.

Motta precisou ler a letra de todas as músicas, nem parecia o ávido comprador de discos de uma antiga loja do subsolo de um shopping tijucano. Não fez feio, muito ao contrário, e ainda evitou aquele malabarismo chato que costuma exibir para mostrar o domínio que tem da voz. Rui Veloso também cantou, num tom mais sóbrio, em músicas como “All Your Love Do” (John Mayall) e “White Room”. O clássico do Cream teve duelos de guitarras de parte a parte, quase simultâneos; nada muito exagerado, mesmo porque o tempo de show, cerca de uma hora, não daria espaço para isso, nas 11 músicas tocadas.

Vale destacar que o repertório foge do lugar comum do cover de classic rock, e incluiu incursões no blues na versão de Stormy Day, do Allman Brothers, para deleite do intrépido Otávio Rocha; e até “Shape Of Things”, que abre o sensacional álbum de estreia de Jeff Beck, “Truth”, lançado em 1968. A música foi gravada originalmente pelos Yardbirds, lembra Ed Motta. Mas a dobradinha que fecha o show, é “Layla”, de Eric Clapton, supreendentemente conhecida, e “Black Dog”, do Led Zeppelin. Confira abaixo a lista de músicas tocadas no show e tente adivinhar de quem são as gravações originais:

1- Burn
2- Puple Haze
3- Got to Get Into My Life
4- All Your Love Do
5- Don’t Let Me Be Misunderstood
6- Shapes of Things
7- Dreams
8- White Room
9- Stormy Monday
10- Layla
11- Black Dog

Para ler toda a cobertura do Rock In Rio no Rock Em Geral, vá até aqui.

Tags desse texto: , ,

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. Luciano Oliveira em setembro 24, 2011 às 11:06
    #1

    Foi inusitado e muito interessante. Ed Motta usou o melhor de sua voz “black” pra dar um drive nos classicos do rock. Nelson Mota vibrando no fosso dos fotógrafos foi memorável tambem.

  2. andersoN em setembro 27, 2011 às 10:33
    #2

    Dreams é do Van Halen?

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado