Últimas Notícias

Red Hot Chili Peppers transforma cinemas em arena de show

Apresentação do grupo, realizada na Alemanha, foi transmitida para salas de todo o mundo; novo álbum é tocado quase na íntegra. Foto: Ellen Von Unwerth/ Divulgação.

redhotAconteceu ontem, no E-Werk, em Colônia, na Alemanha, o show que marcou o lançamento no novo álbum do Red Hot Chili Peppers, “I’m With You”. Na apresentação, transmitida “ao vivo” para vários países em salas de cinema, o grupo tocou quase a íntegra das músicas do álbum. Quase porque a faixa “Even You Brutus” ficou de fora. Em compensação, “Did I Let You Know” foi tocada duas vezes, segundo o baixista Flea por conta de problemas com uma caminhão da equipe técnica. E as aspas do “ao vivo” explicam que o fuso horário foi respeitado em cada país; ou seja, no Brasil a transmissão ocorreu com, no mínimo, cinco horas de diferença.

Antes da exibição do show propriamente dito, o grupo falou com o público por cerca de 20 minutos. Sem legendas ou tradução on line, no entanto, o artifício não reteve a atenção dos fãs que compareceram no Cinemark do Botafogo Praia Shopping, no Rio. Eles queriam era ver a banda tocando ao vivo. A transmissão, marcada por desorganização, começou com atraso e o público ainda teve que aturar uma locução canhestra em português mais interessada em ações de marketing no que em passar informações ao público. Para piorar, o volume do som era baixíssimo, até que as reclamações da plateia conseguiram sensibilizar a equipe técnica da sala.

No palco, deu pra ver desde o início que o novo guitarrista, Josh Klinghoffer, tímido durante a entrevista, está muito bem entrosado com o grupo. Logo na segunda música, “Factory Of Fate”, uma das melhores do álbum, ele entra de cabeça num duelo fantástico com o Flea. A música é marcada por uma indefectível linha de baixo e deságua num improviso digno de registro, numa prova de que, antes de qualquer coisa, o Red Hot continua sendo uma banda de grandes músicos. O protocolo do álbum inteiro também é quebrado numa excelente improvisação instrumental antes de “Did I Let You Know”, na meiúca do show, com Flea – de novo – comandando a festa.

O percussionista brasileiro Mauro Refosco, citado na entrevista, no início, também participa do show. No disco, ele toca em 11 das 14 faixas, mas sua contribuição mais consistente aparece em “Did I Let You Know”, onde o Red Hot incorpora elementos da música paraense, não só na batida e na percussão, mas na evolução de guitarra de Klinghoffer, claramente inspirada na guitarrada. Se não foi Refosco quem apresentou os ritmos ao grupo, certamente ele teve acesso à algum disco paraense de outra maneira. Ao vivo, isso fica muito mais claro do que na audição fria do CD. A última música do disco, “Dance, Dance, Dance” tem lá suas referências aos mesmos ritmos, porém mais discretas.

Levando-se em conta que é bem diferente montar o repertório de um disco (cheio de faixas do tipo para “compor o elenco”) e o de um show – Flea chega a se desculpar por só tocar músicas novas -, o Red Hot se saiu bem, contando com a adesão dos fãs. Antes da metade do show já havia muitos deles dançando no cinema, na frente das cadeiras, na melhor das definições para “fila do gargarejo”, bem debaixo do telão.

As melhores músicas do disco, que fogem do lugar comum auto-imposto pela banda já há alguns anos, foram realçadas ao vivo. Além da já citada “Factory Of Fate”, “Look Around”, a tal que tirou fãs das cadeiras, e “Goodby Hooray” resultaram em performances excepcionais. Isso sem falar na suave “The Adventures Of Rain Dance Maggie”. Lançada como single em meados de julho, em meio a tantas músicas tocadas ao vivo pela primeira vez, parecia um clássico do grupo. Desses, o quarteto tocou, no final, “Did I Let You Know”, do álbum “The Uplift Mofo Party Plan”, de 1987 e a mais-que-clássica “Give It Away”. Podiam ter tocado mais, mas a tarefa de mostrar as músicas do novo disco foi cumprida.

Set list completo:
1- Monarchy Of Roses
2- Factory Of Faith
3- Brendan’s Death Song
4- Ethiopia
5- Annie Wants A Baby
6- Look Around
7- The Adventures Of Rain Dance Maggie
8- Did I Let You Know
9- Goodbye Hooray
10- Happiness Loves Company
11- Police Station
12- Meet Me At The Corner
13- Dance, Dance, Dance
14- Me And My Friends
15- Did I Let You Know
16- Give It Away

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 3 comentários nesse texto.
  1. carlos henrique em agosto 31, 2011 às 11:47
    #1

    O o som tava uma porcaria, fui com um amigo meu no São Luiz 3, no Largo do Machado.
    Só estava tocando a caixa da esquerda frontal, e o pior que acho que essa geração I de mp3 e downloads não tem ouvido, pois quase ninguém foi reclamar. Simplesmente o som da guitarra, que deveria ser na direita, só tocava no retorno. Fomos pegar a grana do ingresso de volta (3 músicas) e tinha um técnico do som desesperado falando no rádio, daí descobrimos que era pro Rio de Janeiro inteiro, tava vindo com esse defeito do satélite. A gerente ainda fez um doce para dar o dinheiro de volta, e ainda deu uma de malandra, pois deu 30 reais, quando era pra dar 33; reclamamos e ela deu a grana.
    Impressionante como as pessoas tem medo de reclamar de seus direitos ou são todos surdos.

  2. João em agosto 31, 2011 às 15:23
    #2

    Evento ridículo. Apresentar um evento musical com apenas um canal do sistema 5.1 é caso de polícia. Deveriam ter devolvido o dinheiro de todo mundo.

  3. Milena Santos em agosto 31, 2011 às 15:25
    #3

    Eu estou decepcionada! Moro em Maceió-AL, uma das cidades que recebeu a transmissão ao vivo do show no Centerplex. E assistimos ao show em péssima qualidade, com a imagem desfocada, duplicada e perdendo o sinal direto. Foi a maior confusão quando começaram as reclamações. Principalmente porque tomei à frente da discussão e fui “salva” pelos demais espectadores quando fui “convidada a me retirar da sala”. Estou muito triste e aborrecida, pagamos R$ 60,00 por ingresso e perdemos o show ao vivo. Porém, acabamos recebendo cortesias para assistir a re-exibição do dia 09/09.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado