Som na Caixa

Pink Floyd

Audiçao da série “Immersion”
The Dark Side Of The Moon
Wish You Were Here
The Wall

O Rock em Geral teve acesso a cerca de 45 minutos do material do relançamento da série “Immersion” (a mais completa), do Pink Floyd. Clique aqui para ver todos os detalhes, incluindo os track lists de cada versão, e veja abaixo as impressões iniciais da audição:

The Dark Side Of The Moon (1973)

pinkfloyddarksideimmersion1- Concert Screen Film - North America Tour 1975 - Speak to Me
É o filme de abertura da turnê do álbum, com imagens semelhantes às das cenas de abertura do longa “The Wall”, o que mostra que as ideias do filme e do disco “The Wall” já rondavam a banda muito tempo antes do lançamento.

2- Speak to Me / Breathe (In The Air) (2011 Audio Remaster)
A qualidade do som surround é de impressionar, sobretudo nessas músicas, cheia de efeitos, que abrem o álbum. As versões são idênticas às originais, mas se ouve mais coisa com a atual remasterização.

3- The Great Gis In The Sky (1972 Original Mix)
A versão original da música que consagrou a cantora Clare Torry aparece aqui como curiosidade. Foi ouvindo esta versão demo, sem os vocais, que a banda decidiui contratar uma vocalista. Em 2006 Clare ganhou na justiça a co-autoria da música, uma vez que ela realmente criou uma melodia musical dentro da base existente;

4- Money (Live At Wembley 1974)
Essa versão e “Money” gravada ao vivo é tão pesada e crua que parece de uma banda cover. A nitidez dos instrumentos é impressionante, tão limpa que parece que o ouvinte está num ensaio ou passagem de som. O momento solo de David Gilmour é de fazer imaginar a cena dele tocando na beirada do palco, em frente à multidão. Esta gravação circula há anos, como bootleg, entre os fãs, e agora ganha versão com qualidade - a julgar por estes oito minutos e pouco - realmente excepcional

Wish You Were Here (1975)

pinkfloydwishimmersion1- Concert Screen Film - Shine On You Crazy Diamond
Dessa vez o filme de abertura dos shows remete mais diretamente aos desenhos do filme “The Wall”, já que a animação é assinada por ninguém menos que Gerald Scarfe, responsável também por “The Wall”. No lugar da luta do homem com a vagina e da ausência paterna, aqui o tema é a loucura. A faixa-título e o disco são homenagem ao genial Syd Barrett, ex-integrante da banda que mergulhou de cabeça na viagem das drogas lisérgicas e jamais voltou.

2- Wish You Were Here (alternative version with Stephane Grappelli)
Enquanto gravava o disco na sala 2 dos Estúdios Abbey Road, em Londres, na sala 1 uma orquestra fazia outro trabalho. Assim Waters e Gilmour conheceram dois integrantes e os convidaram para participar em uma das sessões. Foi assim que o violinista Stephane Grappelli gravou essa versão sensacional para “Wish You Were Here”, descartada na versão final do LP. Afora a adição do violino, que parece um trabalho atual, tamanha a clareza da gravação, se salienta o diálogo entre os violões base e solo, de Waters e Gilmour.

The Wall (1979)

pinkfloydthewallimmersion1- Another Brick In The Wall Part 1 (demo)
Nessa versão crua da música, cuja segunda parte é que é a famosa, há timbres e letras diferentes os usados na versão final do LP. Como as versões das séries “Experience” e “Immersion” deste disco ainda estão em fase de seleção, esta amostra pode não ser significativa.

2- Comfortaby Numb (2011 Audiuo Remaster “Is There Anbody Out There? - The Wall Live”)
Espetacular versão gravada ao vivo em na turnê subsequente ao álbum, com remasterização de rara nitidez. O solo desta música certamente está entre os mais emblemáticos do mundo, além de ela ser uma das últimas grandes parcerias entre Roger Waters e David Gilmour.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Carlos Chagas. em fevereiro 5, 2012 às 21:04
    #1

    Precisamos ter acesso a este relaçamento da Discovery do Pink Floyd.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado