Últimas Notícias

Dio estaria vivo se fizesse exames periódicos, avalia baixista

Lendário músico do Black Sabbath e do Heaven & Hell, Geezer Butler lamenta que o vocalista, morto no em 2010, não tenha cuidado da saúde como ele e os demais integrantes fazem; assunto era discutido nos ensaios. Foto: Pierre Gauthier/ Reprodução internet.

dio3Em uma entrevista ao site Noisecreep.com, o baixista do Heaven & Hell, Geezer Buter, disse que o vocalista do grupo, Ronnie James Dio, morto em maio, poderia estar vivo, caso fizesse os exames médicos periódicos que os outros três integrantes da banda fazem rotineiramente. “Todos os médicos disseram que se ele tivesse descoberto a doença antes, ela poderia ser tratada”, diz Butler. “Mas quando foi descoberto, o câncer estava no estágio 4. O médico disse que era só uma questão de tempo”. Dio morreu no dia 16 de maio do ano passado, vítima de um câncer no estômago.

De acordo com Geezer Butler, ele, o guitarrista Tony Iommi e o baterista Vinny Appice têm o hábito de fazer exames periódicos, e isso era discutido na banda, durante os ensaios. “Dio era do tipo ‘Oh, eu nunca vou ter uma coisa dessas’, mas se ele tivesse feito os mesmos exames que nós, na mesma época, o câncer teria sido descoberto antes da turnê”, lamenta o baixista. “Todos os médicos disseram que, se o câncer estivesse no estágio 1, eles poderiam cuidar da doença. É muito chato pensar nisso, mas espero que sirva para encorajar as pessoas a fazer os check ups quando devem ser feitos”.

Dio tinha 67 anos, foi diagnosticado com câncer no estômago em novembro de 2009, e desde então se submeteu a um tratamento quimioterápico. No início de maio de 2010, o Heaven & Hell anunciou o cancelamento de todos os shows agendados no Hemisfério Norte, por conta da lenta recuperação do vocalista. Em nota à imprensa, Dio declarou, na época, “desapontamento com o fato”, e afirmou que “com a continuidade do apoio dos fãs” ele iria superar o problema, e que “haverá mais turnês, mais música, mais vida e muito mais mágica”.

Ronnie James Dio nasceu em Portsmouth, New Hampshire, Estados Unidos, em 10 de julho de 1942. Foi vocalista das bandas seminais para o rock e o heavy metal, como Elf, Rainbow, Black Sabbath, onde conseguiu o improvável, substituir Ozzy Osbourne, e de seu próprio grupo. Nos últimos tempos antes do falecimento, atuava com o Heaven & Hell, versão do Black Sabbath com outro nome, junto com Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice.

Dio foi o responspável pela propagação de um dos maiores símbolos do heavy metal, o “Moloch”, feito com todos os dedos da mão fechada, exceto o indicador e o mínimo. O cantor dizia ter aprendido a fazer o gesto com a avó, de origem italiana, para espantar os “maus espíritos”. Com o tempo, o “Moloch” virou símbolo do heavy metal e hoje é feito por toda a juventude fã de rock, além de artistas do gênero.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado