Bola é Bola Mesmo

Entrega, não entrega…

Sem apuração dos fatos, Dona Mídia se baseia em suposições para manter polêmica de corpo mole e suborno nas rodadas finais do Brasileirão

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? É a imprensa que explora os boatos de corpo mole e suborno nas rodadas finais do futebol ou o fato realmente existe? Boa: o fato realmente existe? Pergunto isso porque tenho visto muito falatório sobre essas duas questões nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, mas não vi, em nenhum veículo, uma única matéria sobre o assunto. Quando digo matéria, me refiro a reportagem investigativa com apuração e personagens envolvidos, ainda que seja feita sobre fatos já ocorridos, em edições passadas da competição.

Por exemplo. Todos falam que, no ano passado, o Corinthians fez corpo mole ante ao Flamengo na penúltima rodada, para prejudicar o São Paulo. Que Ronaldo teria fingido contusão e o goleiro Felipe, no último lance de uma partida que já estava decidida por um a zero, “deixado de pular” na cobrança de um pênalti. Ora, meus amigos, que bobagem. Dizem também que, na rodada seguinte, o Grêmio teria facilitado as coisas para o Flamengo para prejudicar o Inter. Mas o tricolor gaúcho fez um a zero e o Fla suou um bocado para virar a partida e ficar com a taça! O Grêmio jogou com reservas, sim, mas quase tirou o título que caiu no colo do Fla.

Corta para esse ano. Dizem que o Goiás dificultou a vida do Fluminense, na rodada anterior à passada, porque teria recebido um incentivo financeiro para tal. Ora, mas o time esmeraldino não estava lutando desesperadamente para fugir do rebaixamento? E pra que o incentivo? No último domingo, estava eu caminhando em direção ao Morumbi para ver o show de Paul McCartney quando soube do empate do Corinthians e da goleada do Flu sobre o São Paulo. Nesse trajeto, torcedores do alvinegro reclamavam que os “bambis” haviam entregado o jogo. Soube, já na cara do gol do palco, que dois jogadores do São Paulo haviam sido expulsos e fiquei preocupado. Isso até ver, na segunda de noite, que uma expulsão foi a tal da falta quando o Flu tinha, com Fred, a clara e manifesta oportunidade de gol; e a outra, porque o Richarlyson xingou duramente o árbitro. E a primeira, meus amigos, aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava empatado em um a um! E isso lá é entregar o jogo?

Digo tudo isso porque acho que a Dona Mídia polemiza demais e nada apura sobre o assunto. Se não há o fato, como fazer uma matéria? Ao menos, assim aprendi na escola. Já os comentaristas que levantam com mais ardor a bandeira da seriedade, poderiam radicalizar menos e usar mais do bom humor que todos temos dentro de nós. Por exemplo. Ver a torcida do São Paulo comemorando junto com a do Fluminense só para provocar os rivais locais pode ser visto como uma grande picardia, não como se fosse um ato oficial de apoio à corrupção e à falta de ética de nosso país. Tirar sarro de torcedores adversários é ainda uma das coisas mais legais do futebol, em todos os lugares.

Quem deve ficar de olho nesse tipo de coisa é a CBF, que precisa elaborar a tabela de modo a resguardar o melhor possível a credibilidade dos jogos e impedir a manipulação de resultados. Mas nem sempre é possível prever tudo. Dizer que a fórmula de pontos corridos é responsável por esse tipo de coisa também é um erro; manipulações podem existir em qualquer formato de disputa. O que precisamos é evoluir, como democracia e como nação, de modo a termos mais gente honesta a cada esquina. E Dona Mídia, por favor, trate de apurar pra depois falar, certo?

Até a próxima, que realmente não se pode confiar no Botafogo!!!

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Feilpe Sad em novembro 29, 2010 às 11:14
    #1

    Ontem o Palmeiras, no mínimo, não quis ganhar o jogo. Apesar do goleiro ter fechado o gol e do gol quase sem querer do Dinei, o time simplesmente não jogou mesmo. Fiquei até com um pouco de vergonha, até porque o Flu quase que fica no empate por total falta de competência para converter as chances em gol.

    Isso me incomoda, mas me incomoda mais a postura incoerente da imprensa de só ver essa falta de empenho para prejudicar o Corinthians. Não vejo ninguem dando a mesma dimensão à postura do Vasco contra o Timão ontem em São Paulo.

    Não sei se alguem entregou, mas ficou claro que nem o Vasco e nem o Palmeiras tiveram o menor interesse em vencer seus jogos. Anti-ético? Talvez… Por um lado os jogadores são profissionais, mas por outro, não consigo ver sentido em um time ir contra o desejo de sua torcida.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado