Últimas Notícias

Rock In Rio 2011 converge com Projeto Olímpico

Festival é oficialmente apresentado e acontece no final de setembro/início de outubro. Área utilizada será permanente e servirá para entretenimento dos atletas durante a Olimpíada de 2016 e para outros eventos da cidade. Fotos: Rogério Rezende/Divulgação; Imagens: Divulgação.

cidadedorock2Foi anunciado hoje, no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, a realização do Rock In Rio 4, em setembro do ano que vem. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a nova Cidade do Rock será construída numa área reservada para o entretenimento dos atletas durante a Olimpíada de 2016, e o projeto já fazia parte do caderno de encargos aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional. A idéia é fundir os dois projetos e criar o “Parque Olímpico Cidade do Rock”, que custará aos cofres públicos cerca de R$ 40 milhões, segundo Paes. O investimento total, de acordo com projeções da produção do festival é de R$ 60 milhões, e espera-se a geração de 4 mil empregos diretos.

Diferentemente das edições de 1985 e de 2001, que aconteceram na Cidade do Rock, dessa vez as instalações devem se tornar permanentes, com capacidade para a realização de outros eventos de entretenimento na cidade. A área fica numa região próxima à da antiga Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, que também será utilizada durante as Olimpíadas, para outros fins. O Rock In Rio deve acontecer a cada dois anos a partir de 2011. Como sugestão, Eduardo Paes prevê uma edição especial em 2016, coincidindo com o final das Olimpíadas.

Eduardo Paes discursa entre Roberta e Roberto Medina

Eduardo Paes discursa entre Roberta e Roberto Medina

Em 2011, o festival será realizado em dois finas de semana consecutivos, de 23 a 25 de setembro, e de 30 de setembro a 2 de outubro. A mudança do mês de janeiro, data tradicional do festival, foi orientação do Prefeito Eduard Paes, de modo a convergir o Rock In Rio com as Olimpíadas, e porque, segundo ele, em janeiro já há muitas outras alternativas de lazer e turismo na cidade. Roberto Medina garantiu que o elenco do festival será temático: “dois dias de pop, um de rock, um de heavy metal, um de músca brasileira e um de alternativo”, num total de 108 bandas/artistas. Roberto Medina, em tom de brincadeira, “prometeu” trazer Iron Maiden, Radiohead e Guns N’Roses, em resposta à repercussão ruim de uma matéria exibida ontem, no “Fantástico”, na qual ele aparece dizendo que “tem o desejo” de trazer Shakira e Lady Gaga para o festival. Nenhuma atração, entretanto, foi oficialmente anunciada.

Além dos shows principais, realizados no Palco Mundo, a estrutura de 150 mil metros quadrados prevê Tenda de Música Eletrônica; Palco Sunset, reservado para jam sessions de artistas de diferentes nacionalidades; Área Vip climatizada para 2 mil convidados; Centro de Imprensa; Espaço Fashion, para desfiles de moda; Rock Street, uma rua com lojas restaurantes e bares; Tirolesa, Roda Gigante e Kaboom - espécie de brinquedo de parque de diversões. Ao todo, serão 14 horas de atrações por dia.

Músicos e políticos cantam o tema o Rock In Rio

Músicos e políticos cantam o tema o Rock In Rio

Além de Roberto Medina e do Prefeito Eduardo Paes, participaram da apresentação Roberta Medina, a Secretária de Turismo Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins, e o Secretário Municipal de Turismo, Antonio Pedro. Paes iniciou a entrevista cantando o tema do Rock In Rio, e, no final, tanto ele quando a secretária Márcia Lins receberam de Roberto Medina uma réplica em tamanho natural da guitarra utilizada pelo Scorpions no show do primeiro Rock In Rio, em 1985. No encerramento, os músicos que gravaram o clipe da nova versão do tema do festival (Pitty, Frejat, Tico Santa-Cruz e Ed Motta, entre outros) posaram para fotos com os empresários e integrantes dos governos, e cantaram a música.

O Rock In Rio foi idealizado por Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985, no boom do rock nacional. Em 1991, a segunda edição aconteceu no Estádio do Maracanã, e, em 2001, voltou para a Cidade do Rock. A partir de 2004 o festival se internacionalizou, e aconteceu quatro vezes em Lisboa (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas em Madri (2008 e 2010). Nas nove edições, de acordo com a produção, o festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas e 656 bandas, em mais de 780 horas de música assistidas por 1 bilhão de telespectadores em 80 países.

cidadedorock

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

trackbacks

There are 22 blogs linking to this post
  1. Tweets that mention Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio 2011 converge com Projeto Olímpico -- Topsy.com
  2. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio define patrocinadores, mas não atrações
  3. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio não anunciou nenhuma atração
  4. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Metallica, Sepultura e Angra confirmados no Rock In Rio
  5. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Ingressos para o Rock In Rio começam a ser vendidos dia 19
  6. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Red Hot Chili Peppers e Snow Patrol estão no Rock In Rio
  7. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio; ingressos começam a ser vendidos hoje à meia-noite
  8. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Coldplay confirmado no Rock In Rio
  9. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » NX Zero é confirmado no Rock In Rio
  10. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Slipknot é confirmado no Rock In Rio
  11. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio: ‘pedra fundamental’ é lançada
  12. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Ingressos antecipados para o Rock In Rio estão esgotados
  13. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes tocam juntos no Rock in Rio
  14. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock In Rio confirma Stone Sour e fecha elenco no ‘Dia Rock’
  15. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Boa notícia: noite ‘teen’ do Rock in Rio não está garantida
  16. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Na linha de frente
  17. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock in Rio faz promoção para crescer na Amárica Latina
  18. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Ingressos para o Rock in Rio começam a ser vendidos
  19. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Ingressos para o Rock in Rio começam a ser vendidos hoje
  20. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock in Rio: faltam 4 atrações para fechar o elenco principal
  21. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock in Rio: só faltam três atrações para elenco ser fechado
  22. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Rock in Rio define esquema especial de transporte na próxima semana

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado