Últimas Notícias

Condenado por plágio, Men at Work paga percentual menor

“Down Under”, de 1981, tem trecho de canção infantil australiana

Finalmente o juiz australiano definiu qual o valor que o Men at Work deve pagar aos donos dos direitos autorais da canção “Kookaburra Sits in the Old Gum Tree”. O grupo foi condenado em fevereiro. De acordo com a sentença final, deverão ser repassados 5% dos direitos autorais da música, valor bem menor que os 60% pedidos pela editora Larrikin Music, que detém os direitos.

Em fevereiro, a corte federal de Sydney, na Austrália, chegou à conclusão que o Men at Work plagiou uma canção infantil do país no sucesso “Down Under”, de 1981. Os juízes deram ganho de causa à editora Larrikin Music, dona dos direitos da música “Kookaburra Sits in the Old Gum Tree”, composta por Marion Sinclair em 1934.

A Larrikin pedia entre 40% e 60% do valor gerado pela música dos autores Colin Hay e Ron Strykert, e das gravadoras Sony BMG Music Entertainment e EMI. A briga na justiça durava mais de dois anos, mas só em meados do ano passado a corte australiana determinou que a Larrikin Music é a dona dos direitos, que teriam sido adquiridos após a morte de Marion Sinclair, em 1988. Não foi informado se os advogados dos músicos e das gravadoras poderão recorrer da decisão.

“Down Under” foi lançada pelo Men At Work em 1981, no disco “Business as Usual”, conquistou sucesso em vários países e foi tocada no encerramento das Olimpíadas de Sydney, em 2000. A música chegou ao topo da parada musical na Austrália, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

No Brasil, o Men At Work também fez grande sucesso, sobretudo entre os surfistas, e se reuniu mais de uma vez para tocar por aqui após o encerramento das atividades, em 1985. Em 1998, chegou a gravar um disco ao vivo, “Brazil”. O líder Colin Hay se apresentou com sua banda solo no Rock In Rio de 1991.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado