O Homem Baile

Clássicos do hard rock

Em noite marcada por homenagens a Ronnie James Dio, Joe Lynn Turner relembra sucessos das várias bandas em que tocou; na abertura, L.A. Guns priorizou o passado do hard rock oitentista. Foto: reprodução/Internet.

joelynnaovivoO público que compareceu ao Hard Rock Cafe ontem à noite, no Rio, não era lá essas coisas (cerca de 300 pessoas), mas as bandas também pouco chegaram a participar – quando muito - do primeiro escalão do rock pesado mundial. Mesmo assim, a noite foi marcada pela oportunidade de ver grandes clássicos cantados (no caso de Joe Lynn Turner) e tocados (no do guitarrista Tracii Guns) por quem os gravou originalmente; e ainda pela emoção da perda/lembrança de Ronnie James Dio, que faleceu no último domingo, dia 16.

Joe Lynn Turner, ao tocar pela primeira vez na noite uma das músicas do Rainbow, da fase com Dio nos vocais, não se conteve. “Tenho muito orgulho de tê-lo conhecido, não era só um grande vocalista, mas um grande amigo. Ele nunca morrerá se sempre cantarmos suas músicas”, disse o vocalista, indo às lágrimas ao final de “The Man On The Silver Mountain”, enquanto o público gritava “Dio! Dio! Dio!”. A cena se repetiria outras vezes, sempre que músicas da formação clássica do Rainbow eram tocadas, como “Long Live Rock’n’Roll”, que recebeu um enxerto de “Black Night”, do Deep Purple, e a exuberante “Stargazer”.

Aos 58 anos, Lynn Turner permanece como um dos vocalistas mais jovens do classic rock, e, também, o que mais cuidou de fazer acertos estéticos. Trajando preto e óculos escuros, ele mantém em dia – também – a voz, que não mostrou sinais de cansaço em mais de duas horas de show, totalizando 19 músicas – veja o repertório completo abaixo. Seu melhor momento foi quando mandou o hit “I Surrender”, gravada originalmente pelo Rainbow com ele à frente, no álbum “Difficult to Cure”, de 1981. Outras músicas consideradas “dele” incluídas no set foram a boa “Stone Cold”, uma porrada daquelas, que ganhou a participação de um segundo guitarrista brasileiro, e a charmosa “Street of Dreams”. Ambas são do Rainbow, dos discos de “Straight Between The Eyes” (1982) e “Bent Out Of Shape” (1983), respectivamente. Não são, à bem da verdade, grandes trabalhos do grupo, mas marcaram a trajetória do eterno vocalista substituto e caíram muito bem no repertório.

Bem ensaiada, a banda de Joe Lynn Turner tem dois brasileiros: o guitarrista Betovane e o tecladista Bruno Sá. Além deles tocam o baixista Andy Robins e o batera e mão pesada Gary Robins, mas outros convidados participam no final do show, mostrando certo entrosamento do vocalista com a equipe de brasileiros que o acompanha e produz a turnê. O vocalista bate no peito (“esta é do meu Purple”) para anunciar “King Of Dreams”, do único disco que gravou com o grupo, o fraco “Slaves And Masters”, de 1990. Isso porque ele abre mão de seu trabalho solo e inclui clássicos de várias fases do Purple. Só no bis foram “Smoke On The Water” e “Burn”, encerrando uma noite fadada a recordações e que só se ressentiu das músicas que Joe Lynn Turner gravou com Yngwie Malmsteen.

Conhecido mais por ter fundado o Guns N’Roses junto com Axl, o guitarrista Tracii Guns preferiu mostrar seus próprios clássicos no show de abertura. Só do disco de estréia do L.A. Guns fora cinco músicas – quase metade da cerca de uma hora a que teve direito. Nos vocais, Jizzy Pearl, revelado no Love/Hate, ajudava a lembrar a cena do hard rock oitentista, muito embora esteja longe da boa forma que mostrou no passado. A presença do vocalista valeu a inclusão de “Black Out in The Red Room”, de sua banda de origem, nem tão festejada pela platéia. O público queria mesmo era ver Tracii em ação, no solo que citou “Hells Bells”, do AC/DC; na desnecessária (mas atraente) cover de “Knockin’ On Heaven’s Door”, fazendo lembrar o Guns N’Roses; ou em hits do naipe de “No Mercy”, uma das mais festejadas da noite.

A turnê de Joe Lynn Turner segue por outras várias cidades, incluindo o show de São Paulo, dia 28. Para mais detalhes, clique aqui.

Set list completo Joe Lynn Turner:

1- Death Alley Driver
2- Perfect Strangers
3- I Surrender
4- Street Of Dreams
5- Man On Silver Mountain
6- King Of Dreams
7- Endlessly
8- Jealous Lover
9- Can’t Let You Go
10- Stone Cold
11- Can’t Happen Here
12- Stargazer
13- Blood Red Sky
14- Highway Star
15- Long Live Rock’n'Roll/Black Night
Bis
16- Gates Of Babylon
17- Spotlight Kid
18- Smoke On The Water
19- Burn

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Jefferson em maio 21, 2010 às 9:25
    #1

    Joe Lynn Turner é um grande cantor, e com certeza esse show mostrou toda a sua veia Hard Rock!

    abraço

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado