Fazendo História

No caminho certo

Três novas bandas do rock nacional apresentadas na Outracoisa 19, de março de 2007

rocktedcaixinhaO som do Rockted nunca foi de fácil digestão, mas a faixa instrumental que abre este segundo CD demo (“Caixinha de música 45g”) é realmente auspiciosa. Com referências que vão desde a surf music, passando por Police e chegando no ancestral Wishbone Ash, “Det phos frus” é uma pérola rara de se encontrar em tempos de música pulverizada. Nas outras três os cariocas tentam soar mais acessíveis, com um quê de Hermanos e Ludov aqui, e um sotaque mais pop acolá. Aí, o destaque vai para a sensível “Me vi”, muito embora o instrumental é que continua sendo o forte da banda, sobretudo o trabalho de guitarras.

Quem reaparece é a Gangrena Gasosa, banda carioca que na década passada fez fama questionando os dogmas do heavy metal. Ou, em bom português, misturando metal com macumba. O grupo chegou a gravar dois álbuns, e neste CD demo bem produzido, o discurso continua o mesmo, a julgar pelo título das seis faixas: “Chuta que é macumba”, “Se Deus é 10, Satanás é 666”, a inacreditável “Emboiolada” e assim por diante. Eles continuam alternando vocais mais limpos com outros guturais, e o som, além de Ratos de Porão como eterna referência, traz uma forte identificação com a batucada do Sepultura pós “Roots”. Peraí, não seria o contrário?

cafecolombiaReza a lenda que o disco de estréia do Café Colômbia, “Poesia de araque”, sai antes das férias de julho, então enquanto isso essa boa demo deles continua sendo a pedida. A banda é de Fortaleza e trabalha um som essencialmente dramático, com instrumental simples, mas bem engendrado. Consegue manter um pé no indie (dá pra perceber um Pixies ali no meio), mas se mostra aberta a caminhos além gueto. As mais legais são “Automotiva” e “Por Tempo”, e se o vocalista Felipe Lima deixar de emular Marcelo Camelo, aí então é que as coisas podem realmente melhorar.

Contato:
www.rockted.com.br
cafecolombia@gmail.com

Tags desse texto: , , ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado