Imagem é Tudo

Hammerfall

Rebels With a Cause
Unruly, Unrestrained, Uninhibited
(Rock Brigade/Laser Company/Nuclear Blast)

hammerfallrebelsPara contar sua história entre os anos de 2002 e 2007, o Hammerfall reuniu nesse DVD um pacotão que inclui um documentário feito na maior parte com cenas registradas pelos próprios integrantes, videoclipes e imagens de trechos de shows do período, e um CD que traz todas as 18 versões de músicas das bandas que influenciaram o grupo sueco. São cerca de três horas com muita informação, mas que, de fato, só deve interessar mesmo aos fãs mais dedicados.

Senão vejamos. Na maior parte do vídeo – cerca de 75 minutos -, os cinco integrantes discorrem sobre as aventuras na estrada, incluindo exageros desagradáveis de toda a sorte, como jogar aparelhos de TV pela janela, sair correndo pelado pelo camarim, tomar todas e vomitar na privada e assim por diante. Não por acaso um tour manager abandou o grupo, acostumado a gastar uma baba cobrindo prejuízos do tipo, no meio de uma turnê. Muitas piadas internas e pouca coisa realmente interessante.

Mas dá pra ver como o vocalista Joacim Cans não é positivamente um sujeito de sorte. Nesses cinco anos, ele teve que enfaixar o pé durante a gravação de um disco, foi agredido num bar na Suécia, a ponto de ter que fazer uma cirurgia plástica no rosto (a imagem correu o mundo) e - pior – passou por uma operação para extrair pólipos na garganta, cuja recuperação atrapalhou um bocado os planos da banda. O guitarrista Oscar Dronjak não fica atrás e coleciona um tombo de moto que paralisou uma turnê por oito meses e um corte profundo no braço, cujo atendimento médico foi desgraçadamente filmado.

hammerfallmasterpiecesÉ interessante notar, diferentemente do que acontece no Brasil, como uma banda de heavy metal se integra com a sociedade sueca. Foi o Hammerfall que gravou os temas para o Mundial de Atletismo que aconteceu na Suécia em 2006, e emprestou a música “Hearts Of Fire” à equipe feminina de curling, espécie de bocha jogada sobre o gelo. A primeira aparece numa apresentação ao vivo para uma platéia, digamos, conservadora, em meio a explosões de fogo, e a segunda, em clipe e making of, com destaque para as atletas travestidas de Hammerfall.

As cenas gravadas no Brasil se resumem a curtos takes do show de São Paulo e da sessão de autógrafos numa loja no Rio. Há poucas cenas de shows, inclusive, exceto nas que aparecem entrecortadas às falas de cada integrante. São cinco as músicas tocadas na íntegra, sendo quatro num frio show na Alemanha, com destaque para “Knights of the 21st Century”, que tem a introdução gravada por Cronos, do Venom, e uma na Suécia. A melhor parte, no finalzinho dos extras, é a gravação de alguns solos do batera e fanfarrão Anders Johansson, com uma micro câmera presa ao kit.

Pode parecer contraditório, mas talvez o melhor do DVD seja mesmo “Masterpieces”, o CD bônus que reúne todas as covers já feitas pelo Hammerfall, mais três gravadas para a compilação: Riot, Skid Row e Europe. Em “Head Over Hills”, do Accept, a maior referência para se entender o Hammerfall, o próprio Udo Dirkschneider participa dos vocais, e “Braking The Law” (do Judas Priest, única escolha óbvia do apanhado) parece ter os vocais de Dronjak. Destaque para as ótimas “Rising Force”, de Yngwie Malmsteen, e “Youth Gone Wild”, do Skid Row.

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado