Fazendo História

Release
Soutien Xiita

Release feito para apresentar o álbum “Cantando Pra Subir”, único do grupo carioca, lançado em 1999.

soutienxiitaDemorou mas chegou a hora: o Soutien Xiita lança seu primeiro e único álbum, acabando com a carência de material que a banda tinha no mercado. Trata-se de “Cantando Pra Subir”, CD que reúne as melhores músicas do grupo que fez história no rock carioca no começo da década de 90, ao lado de Gangrena Gasosa, Piu Piu & Sua Banda e Poindexter, entre outros.

Formado por Cláudio Amaral, vocal, Leonardo Panço, guitarras, Cabelada, baixo e Mutley, bateria, o Soutien gravou três fitas demo: “Soutien Xiita” (92), “Sex & Fun” (93) e “Fora da Tomada” (96), totalmente acústica. Em 96, Cabelada cedeu lugar a Melvin (hoje no Carbona) e Mutley saiu para a entrada de Pedro (agora no Polux7), e a nova formação lançou mais uma demo, “Nada é Como Antes”, além da participação da coletânea “Doomsday”, da RVC, gravadora independente de Brasília.

A partir de 97, com seus integrantes investindo em outros projetos, a banda sumiu do mapa, voltando a se reunir com a formação original no final de 98 para gravar “Cantando Pra Subir”, o primeiro e único CD, pela Tamborete Entertainment.

Para quem já conhece o Soutien Xiita de longa data, a diferença entre a qualidade sonora de suas quatro demos e de “Cantando Pra Subir” é abissal. Concentrada em produzir um trabalho definitivo, a banda contou com uma produção encorpada e, como era de se esperar, altamente pesada, a cargo de Rafael Ramos (Los Hermanos, Sex Noise).

No som do Soutien Xiita se encontra todas as influências marcantes do início da década de 90, como Suicidal Tendencies e Faith No More, sob uma temática sacana e descompromissada, onde a única regra é não levar nada a sério, passando por cima de tudo o que for conservador, mesmo que a única alternativa seja a diversão.

Assim, o polêmico hit “Boquete” (única música com letra em português) continua causando o furor de outrora, com destaque para a nova e sensual interpretação de Cláudio Amaral. “My Song”, que abre o CD, revela o hibridismo gritado/cantado típico do Soutien, e a pesada “The Adam’s Song” se contrapõe à “Eve, The Snake And Me”, se completando com “Me And Your Mother”, que tem a participação do guitarrista do Piu Piu & Sua Banda, Tavinho.

“Let’s Fuck To Death” é quase um grindcore, e “You are Dead And I Like It” é de fazer inveja a qualquer death banger, sendo que ambas têm a podre (e essencial) participação vocal do batera Mutley. No final das contas, tudo acaba mesmo em sexo e diversão, para desencanto dos radicais de plantão.

“Cantando Pra Subir” reserva ainda uma gratificante surpresa para os fãs, que com paciência, terão, além das dezessete faixas, a reedição da demo “Fora da Tomada” e de outras músicas inicialmente não incluídas, devidamente ocultadas no final do CD, cobrindo assim a trajetória do Soutien Xiita em toda a sua existência.

O CD se completa com mais um excepcional trabalho do artista plástico Flávio Flock, responsável pelas as capas do CDs do Poindexter e do Jason, além da coletânea “70 Minutos Full Time Hardcore”.

Para o lançamento de “Cantando Pra Subir”, o Soutien Xiita promete fazer um show único, o início e o fim, tudo junto, sem data ou local para acontecer. Fiquem ligados!

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado