Autoramas a mil por hora
Grupo lança EP virtual em Portugal, grava álbum acústico no Rio e se manda para Europa numa turnê de divulgação de disco ao vivo. Foto: Marco Chaparro/Divulgação.
Por onde o Autoramas passa deixa sua marca. No ano passado, durante uma turnê européia, o grupo foi abordado no camarim, após um show em Portugal, pelo diretor artístico da Optimus Discos. O resultado da conversa é o lançamento do EP “Brasil na CEE”, com a banda tocando só músicas da cena rock portuguesa. Contatos na mesma turnê resultaram num disco gravado ao vivo que sai na Alemanha, para onde o trio embarca no final do mês numa turnê de divulgação. Isso depois de gravar, num estúdio no Rio, um álbum acústico. Como se vê, o Autoramas corre em alta velocidade.
O projeto da Optimus tinha acabado de sair quando Henrique Amaro, diretor artístico, abordou o vocalista e guitarrista Gabriel Thomaz. “Ele foi ao nosso show em Lisboa e depois, no camarim, disse que ia sair o projeto e nos convidou. Foi tudo muito rápido”, conta Gabriel. A banda não perdeu tempo: chamou o velho conhecido Fausto Prochet para produzir as músicas no Estúdio Atemporal, no Rio, e gravaram cinco faixas para o EP, as primeiras com a baixista Flávia Curi, que entrou na banda há cerca de um ano.
A orientação de uma banda brasileira tocando músicas de bandas portuguesas partiu da gravadora, mas veio a calhar com o interesse de Gabriel – que não deixa de comprar discos de bandas locais por onde passa - pelo rock luso. “Eu achei ótimo, já tinha comprado um monte de discos de banda portuguesa, que tem a ver com as coisas que eu gosto. Lá tem um rock tão bom quanto o nosso”, admite Gabriel, que acredita ser o Ratos de Porão o artista brasileiro mais conhecido entre os rockers portugueses. “Você ouve o nome deles o tempo todo lá, é uma loucura”.
Coube a Gabriel a escolha das músicas, e a primeira só poderia ser mesmo “Grândola Vila Morena”, conhecida por conta de uma versão feita pelo grupo punk 365, nos anos 80. Ele só não sabia da força que a canção, símbolo da Revolução dos Cravos, tinha para os portugueses. “Fizemos um show em Portugal no dia da Revolução, e essa música era a senha para os revolucionários saírem às ruas, quando tocava na rádio. Eu cantei sem acompanhamento, a galera levantou o braço com o punho cerrado e se emocionou. Eu não tinha idéia do que aquilo era”. As demais faixas o guitarrista teve que garimpar a partir do conhecimento do rock português que tem adquirido nos últimos dois anos, e sua intuição o levou a bandas identificadas com o Autoramas ou que se aproximavam de seu gosto pessoal: new wave, jovem guarda, garagem dos anos 60 e adjacências.
“O GNR, de ‘Portugal na CEE’ e o Salada de Frutas, de ‘Robot’, são bandas de new wave que tem muito a ver com Gang of Four, coisas que eu gosto muito nesse tipo de som”, justifica Gabriel. A faixa do GNR, que tira um sarro da entrada de Portugal na Comunidade Européia, foi a deixa para a sacada do título do EP, “Brasil na CEE”. Gabriel também gostou de “Couldn’t Care At All”, do D30. “Conheci essa música através de um CD que me foi oferecido em Coimbra, cidade de grandes bandas, onde vim a descobrir que era um fã tardio dos Tédio Boys e, talvez por isso, decidimos gravar um tema de uma banda de um ex-integrante deles, o D30”, continua. Completa o EP “Se Eu Enlouquecer”, de Daniel Bacelar e os Gentleman. “É uma coisa dos anos 60, parecido com jovem guarda”, define Gabriel, que faz a ressalva: “Mudamos todas as músicas para o jeito Autoramas, não são covers”.
Se o projeto der certo lá na Terrinha, pode ser que o Autoramas consiga espaço em mídia para telefone celular, ou mesmo o lançamento do CD em formato “físico”. “Até agora os comentários deles foram excelentes, eles não esperavam nem um décimo do que aconteceu” diz Gabriel. A Optimus pretende investir em outros artistas brasileiros, sempre em projetos diferenciados como esse EP do Autoramas. “No começo o Henrique Amaro me falou em uns cinco ou seis nomes, e na última vez que ele me ligou falou que deve rolar o mundo livre ao vivo e o Marcelo Camelo”, revela.
As atividades do Autoramas não param por aí. Dia 29 o trio – que ainda tem Bacalhau na bateria - grava o álbum “Autoramas Acústico Especial”, na presença de uma platéia de fãs “disponíveis” para o dia, a ser lançado pela CD Promo. “Vamos gravar 23 músicas e escolher as que vão entrar. Tem músicas inéditas, antigas, versões, tudo que coube no formato. Estamos trabalhando nisso desde o final do ano passado e finalmente vai rolar”, vibra Gabriel, que só havia feito uma única apresentação nesse formato, em janeiro, no Rio.
Dois dias depois eles aceleram na Europa, numa miniturnê de oito shows em dez dias (Alemanha, Holanda e Bélgica), lançando um álbum ao vivo. “É um split em vinil com a banda holandesa Mr Atom & His Protons, sai pela Gravadora Discos com distribuição da Cargo Records, alemã. São seis músicas: três gravadas em estúdio na Holanda e três ao vivo em Chemnitz, na Alemanha”, explica Gabriel. Só falta um outro mecenas aparecer por lá e oferecer um contrato pra eles de novo.
Para ouvir ou baixar o EP “Brasil na CEE”, clique aqui.
Tags desse texto: Autoramas

















