Música Que Não Existe

Nevilton

Renovação do pop rock nacional vem lá da Capital da Amizade, no interior do Paraná; trio diz que faz “o fino do rock presidencial”.

neviltonVocê pode não saber o que é o rock presidencial, nem em que lugar fica Umuarama, mas é desse município, conhecido como a capital da amizade, que vem um grupo que se auto define como “o fino do rock presidencial”. Geograficamente, a cidade é muito menos paranaense e quase uma filial paraguaia no Brasil - é mais perto rumar para a fronteira do que viajar 580 quilômetros até Curitiba. Mas, legítimo, o grupo tem nome de gente, faz um pop rock dos bons e já tem uma pá de músicas disponíveis na rede. Só no site oficial são 15. Mais que suficiente para gravar um CD, se fosse essa a prioridade.

Mas para falar do Nevilton é preciso saber que antes existiu o Superlego, uma banda que chegou a rodar em alguns festivais independentes, nos quais tocou com nomes conhecidos como Moptop, Faichecleres e Rock Rocket, entre outros. Foi a única do Paraná a participar daquela coletânea “Tudo de Novo – Tributo ao Ronnie Von”, que circulou no meio, sobretudo em São Paulo. Pois dos cinco integrantes que formavam o Superlego, três estão no Nevilton, fundado em 2007: Tiago Inforzato (baixo), Fernando Livoni (bateria) e, claro, Nevilton de Alencar (guitarra e vocal), ele mesmo, que dá nome ao grupo.

Sem forçar a barra pode-se colocar o trio no rol de bandas paranaenses como o Charme Chulo, que mistura indie rock e música regional com pop rock, só que muito pop mesmo. Porque, apesar da camiseta do Rush usada ali na foto, não estamos falando de uma banda de riffs de guitarra e viagens instrumentais. Com o Nevilton o pop é a onda, e a aproximação da mpb é inevitável. Ok, eles citam como referências principais Beatles (aí é fácil), Cake, Pixies, Los Hermanos, Hellacopters e Pavement. E a camiseta do Rush do sujeito? Ah, deixa pra lá.

Foi dito ali em cima que o CD não é prioridade, mas pode até ser. Só que, de imediato, o Nevilton se estabelece – e bem - no mundo virtual. Não por acaso o site deles (www.nevilton.com.br) é decorado com toda a sorte de logotipos onde se pode divulgar a música ou algo do pacote “sou banda e quero se visto”. É flick, orkut, fotolog, myspace, youtube e por aí vai. Mais que um bando de nerds, os caras se auto promovem com sucesso. Daí a agenda de shows ser coisa de gente grande. Em 2007, 23; em 2008, 42. Parece pouco, mas, para uma banda nova é bastante.

Pra facilitar a vida do navegador de primeira viagem, eis o que realmente interessa. “Mestre Frank”, que cita/homenageia Frank Jorge com uma bela e ingênua guitarrinha; a colante “A Máscara”; a brejeira “Nas Esquinas de Umuarama”, com vocais deliciosos de uma tal Luanna Belini, cantora patrícia dos caras; “Bolerothèque”, esquisita não só no nome, e (ufa!) o as boas guitarras “Me Espere, Menino Lobo!”. Vamos parar por aqui que, se escutar mais umas duas ou três vezes a lista do fino do “fino do rock presidencial” aumenta.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado