Imagem é Tudo

Emerson, Lake & Palmer

The Birth Of a Band
Isle Of White 1970
(ST2)

elpthebirthO festival da Ilha de White entrou para a história por ter recebido o último show de Jimi Hendrix, 18 dias antes de ele partir dessa para uma melhor. Mas como uns se vão, outros surgem, o festival também consagrou o início de uma das primeiras super-bandas na história do rock, o Emerson, Lake & Palmer, que fez sua primeira apresentação no festival e se consagrou de imediato. “Não éramos nada na véspera do show, e no dia seguinte estávamos em todos os jornais”, conta Greg Lake em um de seus depoimentos. Lake era integrante do King Crimson; Keith Emerson, do Nice; e Karl Palmer, do extravagante (para dizer o mínimo) The Crazy World Of Arthur Brown – daí a pecha de super-banda.

O vídeo é uma mistura de show com documentário, e não cobre a íntegra da histórica apresentação, provavelmente pela precariedade do material resgatado. Entre as cenas em que a banda está no palco, foram inseridas imagens de uma corrida de lanchas, cenas do público durante o evento, que, segundo consta, atraiu o incrível número de 600 mil pessoas, e de hippies por todo o lado, inclusive tomando banho nus nas praias da região. A Ilha de White aparece como um local pacato, destinado a idosos e aposentados, que num final de semana recebeu uma imensa juventude interessada no novo rock de então. As imagens, todas coloridas, são muito boas.

Já apresentação em si não tem um registro dos melhores. Com as cenas feitas do palco (bem precário), as tomadas são muito fechadas e não reproduzem o “todo”. É possível, no entanto, notar a extravagância das roupas, as características e cada instrumento, sobretudo a bateria de Karl Palmer, que timidamente já esboçava um kit cheio de opções, e o sintetizador Moog e órgão Hammond de Keith Emerson. O tecladista trava uma verdadeira batalha com seu instrumento, o fazendo girar ao mesmo tempo em que toca. Ele usa até hoje a mesma parafernália nos shows, como explica em seu depoimento, lembrando que o vídeo foi lançado há dois anos. Nada superam, porém, os dois canhões medievais carregados de pólvora que lançam fogo sobre a platéia no final do show.

Somente quatro músicas do show estão no DVD: “Pictures At Na Exhibition”, uma versão da peça erudita de Mussorgsky, com duração de mais de meia hora; “Take a Pebble”, com mais de 10 minutos; “Rondo” e “Nut Rocker”. Trechos de “Lucky Man”, que Greg Lake diz ter começado a compor com 12 anos, aparece na hora em que ele e Keith Emerson explicam como decidiram usar o sintetizador Moog pela primeira vez na história. Imagine se, lá no início da década de 70, já existissem os computadores…

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado