Som na Caixa

Avantasia

The Scarecrow/Lost In Space Part 1/Lost In Space Part 2
(Rock Brigade/Nuclear Blast)

avantasiascarecrowO Avantasia que se apresenta neste “Scarecrow” continua sendo o projeto paralelo de Tobias Sammet, vocalista do Edguy, mas – nota-se já pela capa e pelo corte de cabelo à Bon Jovi fase “Keep The Faith” - não é mais aquela coisa derivada do heavy metal melódico, épica e com referências operísticas. Ou seja, não é mais a tal da “metal-opera”, cuja onda açambarcou inúmeros projetos de gosto duvidoso mundo afora. O próprio Tobias explica isso no encarte, ao mesmo tempo em que introduz a história de “The Scarecrow” (espantalho, em inglês), já que o disco é, assim como os dois anteriores, conceitual.

A fórmula é a mesma, com Tobias assinando todas as músicas e arranjos, e contando com convidados mais luxuosos que nunca, como Alice Cooper, Rudolf Schenker, Michael Kiske e Kai Hansen, entre outros. Só que dessa vez há uma banda base, o trio formado pelo produtor do disco e guitarrista genérico Sascha Paeth, o baterista Eric Singer, que já tocou com Kiss e Black Sabbath, entre outros, e o próprio Tobias Sammet, no baixo e vocal. Tobias aparece no DVD que vem junto com o disco comentando cada faixa, respondendo perguntas óbvias e afirmando que esse álbum é mais uma oportunidade de ele gravar com seus amigos e ídolos. Pois resta saber se, além disso, ele tem, artisticamente, algo a ser mostrado. O DVD traz o clipe para duas músicas (“Lost In Space” e “Carry Me Over”), além de releases, making of de um deles e fotos.

avantasialost1Se a ópera dançou, o metal continua firme e forte, mas também há o hard rock com o qual Tobias, no Edguy, tem flertado nos últimos tempos. Tobias também aparece pisando num terreno no qual ele ainda não se sente muito à vontade, o da música pop, cujo fruto mais bem acabado nesse disco é a pérola “Lost In Space”, de cara identificada por Eric Singer e Sascha Paeth como a de melhor potencial para virar single. A música, derradeira no CD, cola nos ouvidos menos concentrados logo de cara. A que abre, “Twisted Mind”, foge daquele padrão música veloz, rápida e curta do heavy metal, e é deixa para a faixa título, uma elaborada peça com mais de 11 minutos de duração. Nela, cantam Tobias, Jorn Lande e Michael Kiske. Embora tenha certas orquestrações, está mais para o rock progressivo e para o peso do hard rock, com seus riffs generosos, do que para o exagero melódico. Heavy metal melódico, aliás, é o que menos se encontra nesse disco – mas “Devil In The Belfry” e “Another Angel Down” bem que poderiam ter sido guardadas para um futuro disco do Edguy.

Além de “Lost In Space” e da baladinha “Cry Just a Little”, outra faceta pop deste novo Avantasia é “Carry Me Over”, que mesmo com menos poder de fogo pode agradar a muitos programadores de rádio por aí. Ela abre caminho para “What Kind Of Love”, onde a cantora Amanda Somerville (Kamelot, Virgo), que inicialmente deveria só dar uma idéia para que uma outra vocalista participasse do projeto, brilhe substancialmente. Ela acompanha Tobias e Kiske, que também realça a dramaticidade da música. A presença mais marcante é obviamente a de Alice Cooper, apropriadamente na sinistra “The Toy Master”, muito embora ele cante bem diferente do que faz em seus discos, e dificulta o reconhecimento da voz logo de primeira. Nessa, Tobias poderia ter ficado só no baixo mesmo. A mais porrada do disco tinha que ser mesmo “I Don’t Believe In Your Love”, riffada pelo excelente Rudolf Schenker.

avantasialost2Considerando a “jeitão” do Avantasia de agora e todo o investimento envolvido, parece que a idéia é Tobias Sammet engrenar uma carreira solo definitiva – não apenas como um projeto paralelo do Edguy – voltada para um público mais amplo, além do heavy metal. Esse disco, no entanto, apesar da experiência de Sammet, é só o início, e mais representa uma transição entre as duas coisas (ou entre o Tobias do Edguy e outro patamar) do que a afirmação artística do projeto. Mostra, ainda assim, uma boa perspectiva para os próximos anos.

Como de hábito, muito material acabou sendo gravado, mas Tobias Sammet fez o contrário do que geralmente acontece no mercado musical. Ao invés de lançar um disco depois com as sobras de estúdio reunidas, resolveu disponibilizar essas músicas antes, ainda em 2007, em dois EPs, “Lost In Space Part 1” e “Lost In Space Part 2”, cada um com seis músicas e extras para o computador. No primeiro aparecem a faixa-título e “Another Angel Down”, que já estão e “Scarecrow”; uma versão melosa, mas bacana para “Lay All Your Love On Me”, do Abba; duas outras músicas composta por Tobias, uma instrumental e outra com a participação de Bob Catley, do Magnum; e “Ride The Sky”, do Lucifer’s Friend, obscura banda de hard rock alemã cujo vocalista era o inglês John Lawton, que seria do Uriah Heep. Nela, quem canta é Eric Singer. Completa o EP a parte multimídia, com o clipe e o making of de “Lost In Space” (que aparecem no DVD que acompanha “Scarecrow”), e outras coisinhas virtuais.

No segundo, “Lost In Space” aparece em duas versões, sendo uma acústica, gravada ao vivo. Há uma versão estupenda para “Dancing With Tears In My Eyes”, do Ultravox; “In My Defense”, do repertório solo de Freddie Mercury; e outras duas que sobraram do álbum. Na parte virtual, a mesma coisa do primeiro EP, acrescida de um mini-documentário feito durante as gravações. Resta saber se, numa época em que vender CD é tão difícil, três produtos (sendo um duplo, CD + DVD, e dois EPs) lançados simultaneamente, vão ter boa saída. Mas aí já é outro problema.

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