Som na Caixa

The Police

The Police
(Arsenal/Universal)

thepolicethepoliceDesde que foi anunciada a turnê de reunião do Police que a expectativa por um disco de inéditas, um CD/DVD gravado ao vivo ou qualquer outro produto, era grande. Na falta de alguma coisa de novo, sobrou mesmo essa coletânea, em CD duplo, com 28 músicas da banda, sendo que apenas “Fall Out”, o primeiro single da história do grupo, ainda com o guitarrista Henry Padovani, é a única novidade em relação a tudo o que já foi lançado do grupo no Brasil. Como o trio lançou apenas cinco álbuns de estúdio, totalizando 54 músicas, as 27 restantes representam exatamente a metade de tudo o que já saiu no Brasil. Para se ter uma idéia, só de “Synchronicity”, o disco de maior sucesso deles, há nada menos que oito das 11 músicas.

Números e contabilidades à parte, a compilação serve, de cara, para se observar a evolução do Police, entre 1978, ano do primeiro álbum, “Outlandos D’Amour”, e 1983, o do quinto e último, o já citado “Synchronicity”. De um punk rock cheio de nuances do reggae, o grupo atingiu uma maturidade musical extraordinária, sobretudo graças a uma evolução de Sting como compositor, que se reflete num disco conceitual e definitivo para a história do rock. E vale lembrar – voltando aos números – que Sting fez sozinho 25 das 28 faixas do CD, outras duas em parceria com Stewart Copeland e Andy Summers, sendo só uma, justamente “Fall Out”, a cereja do bolo, a única de Copeland. Era de se esperar, portanto, que Sting saísse realmente em carreira solo, como aconteceu em 1985.

Acontece que, num mundo onde tudo se baixa gratuitamente na Internet, como produto este CD duplo tem pouco a oferecer. A única coisa que poderia seduzir os fãs é o encarte que se abre e revela a reprodução do pôster de uma aparição da banda em duas rádios americanas, em 1979. A gravadora poderia aproveitar a oportunidade e lançar algo mais substancial, na linha da espetacular caixa “Message in a Box”, editada lá fora em 1993 e jamais lançada por aqui. O mais provável é que um certo apuro gráfico e histórico saia mesmo no DVD que certamente será lançado após essa turnê de reunião. Quanto a essa coletânea, só atenderá a fãs de última hora mesmo.

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado